Mundo

Obras em Belo Monte são suspensas por determinação judicial

Segundo a empresa Norte Energia, todas as atividades vinculadas diretamente à obra também foram suspensas


	Obras de Belo Monte: o TRF1 votou pela suspensão imediata das obras pela não realização de audiências públicas com as comunidades afetadas
 (© Marizilda Cruppe / Greenpeace)

Obras de Belo Monte: o TRF1 votou pela suspensão imediata das obras pela não realização de audiências públicas com as comunidades afetadas (© Marizilda Cruppe / Greenpeace)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de agosto de 2012 às 13h53.

Brasília - A empresa Norte Energia, responsável pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, suspendeu a execução das obras, por determinação judicial. Segundo o comunicado divulgado pela empresa hoje (23), todas as atividades vinculadas diretamente à obra também foram suspensas.

A empresa informou que está tomando todas as medidas cabíveis a fim de reverter a decisão judicial que determinou a paralisação das obras, para que as atividades suspensas voltem à normalidade com o menor tempo possível.

Na semana passada, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) votou pela suspensão imediata das obras de Belo Monte por descumprimento à determinação constitucional que obriga a realização de audiências públicas com as comunidades afetadas. A Norte Energia classificou a medida como inadmissível e disse que a decisão vai trazer “consequências negativas e imprevisíveis” para a matriz energética brasileira, com a necessidade de acionamento de termelétricas a óleo, consideradas mais poluentes e mais caras do que Belo Monte.

Acompanhe tudo sobre:Belo MonteCorrupçãoEnergia elétricaEscândalosFraudesJustiçaUsinas

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado