Mundo

Obras de Belo Monte poderão ser retomadas amanhã

Por medidas de segurança, a obra está paralisada desde segunda-feira após atos de vandalismos ocorridos no fim de semana


	Imagens das obras de Belo Monte: de acordo com o consórcio, o clima está tranquilo agora
 (© Daniel Beltrá / Greenpeace)

Imagens das obras de Belo Monte: de acordo com o consórcio, o clima está tranquilo agora (© Daniel Beltrá / Greenpeace)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de novembro de 2012 às 11h58.

Brasília - As obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte poderão ser retomadas amanhã (14), caso o Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM), responsável pela execução das obras civis do empreendimento, avalie não haver riscos para a segurança de seus funcionários. A obra está paralisada desde ontem, por decisão da empresa, após atos de vandalismos ocorridos no fim de semana.

Segundo o CCBM, um grupo formado por cerca de 30 pessoas encapuzadas incendiou e saqueou no sábado (10) o Sítio Pimental, uma das frentes de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. No domingo (11), uma nova ocorrência de vandalismo foi registrada no canteiro Canal e Diques e no Sítio Belo Monte, invadidos por cerca de 20 encapuzados, em cada local.

A decisão sobre o retorno ao trabalho será tomada ainda hoje (13), entre o fim da tarde e início da noite, e anunciada por meio de rádios e TV locais. De acordo com o consórcio, o clima está tranquilo, tanto nas frentes de obra como em Altamira (PA), principal município da região.

Neste momento, o pool de seguradoras contratadas pelo CCBM está levantando os danos materiais nos três canteiros de obras que foram alvos dos ataques. Ainda não há estimativas sobre o prejuízo causado. O vandalismo ocorreu em meio à negociação entre representantes dos trabalhadores e empresa para renovação do acordo coletivo de trabalho, que tem data-base em novembro.

Atualmente, há cerca de 15 mil trabalhadores contratados para atuarem nas frentes de obra, 12 mil diretamente pelo CCBM. A expectativa é que o ápice de contratações aconteça em 2013, quando o empreendimento terá 23 mil trabalhadores.

Acompanhe tudo sobre:Belo MonteEnergia elétricaHidrelétricasPolítica no BrasilProtestosUsinas

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro