Mundo

Obras da Catedral de Notre-Dame recomeçam em 19 de agosto

As obras foram suspensas para que se adotassem medidas de segurança em função da contaminação da região por chumbo, dissipado após o incêndio

Notre-Dame: Obras para reconstrução da catedral devem recomeçar em 10 dias (Agence France-Presse/AFP)

Notre-Dame: Obras para reconstrução da catedral devem recomeçar em 10 dias (Agence France-Presse/AFP)

A

AFP

Publicado em 9 de agosto de 2019 às 16h59.

As obras de reconstrução da Catedral de Notre-Dame, parcialmente destruída em um incêndio em abril, serão retomadas em 19 de agosto próximo - informaram as autoridades administrativas da região de Paris, nesta sexta-feira (9).

Na quinta-feira passada (1º), um grupo de sindicatos e de associações pediu o "confinamento total do lugar" pela contaminação de chumbo provocada pelo incêndio, assim como a criação de um centro de supervisão sanitária.

As tarefas foram suspensas após uma visita dos inspetores do Trabalho, que reconheceram como insuficientes as medidas de segurança adotadas em função da contaminação.

Ocorrido em 15 de abril, o incêndio da catedral provocou a fundição de toneladas de chumbo contidas na agulha e no telhado do prédio. O material se dispersou na forma de partículas. Os trabalhadores são os mais expostos a riscos.

Também foram detectados níveis elevados de chumbo nos bairros próximos à catedral, e uma escola foi fechada por precaução. Ainda não há data para sua reabertura.

O presidente francês, Emmanuel Macron, pediu que a catedral seja reconstruída em até cinco anos. A primeira fase das obras, a de consolidação da estrutura, ainda não terminou.

Acompanhe tudo sobre:Catedral de Notre-Dame de ParisIncêndiosParis (França)

Mais de Mundo

Scholz está aberto a negociar eleições na Alemanha antes de março de 2025

Mais de 60 são presos após confronto entre torcedores de Israel e manifestantes na Holanda

Milei tira monopólio em aeroportos e alerta Aerolíneas: “ou privatiza ou fecha”

Sinos da Notre Dame tocam pela primeira vez desde o incêndio de 2019