Mundo

Obama volta a receber arrasador apoio da comunidade hispana

Apoio hispânico em todo o país subiu para 75% que exerceram seu direito ao voto, o maior recebido por um presidente americano desde a eleição de Bill Clinton em 1996


	Novo México, o estado com maior proporção de eleitorado hispânico - quase metade de sua população -, voltou a apoiar fortemente Obama
 (©AFP / Jewel Samad)

Novo México, o estado com maior proporção de eleitorado hispânico - quase metade de sua população -, voltou a apoiar fortemente Obama (©AFP / Jewel Samad)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de novembro de 2012 às 18h42.

Albuquerque (EUA) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi reeleito nesta quarta-feira nas urnas por quatro anos graças ao apoio do eleitorado hispânico, que, segundo as pesquisas, lhe deu confiança com uma arrasadora maioria que beirou os 70% dos votos frente a seu rival, o republicano Mitt Romney.

''É uma noite muito especial'', disse à agência Efe Carlos Vázquez, de 40 anos, no hotel Embassy Suítes de Albuquerque, onde a cúpula democrata do Novo México se reuniu para assistir à apuração eleitoral em uma celebração que reuniu cerca de 800 pessoas.

''Eu, como latino, sinto que tenho mais esperanças com a reeleição dele. Nesta noite eu chorei, gritei e vivi a alegria como qualquer americano'', acrescentou, emocionado.

Novo México, o estado com maior proporção de eleitorado hispânico - quase metade de sua população -, voltou a apoiar fortemente Obama, como aconteceu em 2008 frente a John McCain, desta vez com o peso de 77% do eleitorado hispânico.

Por sua vez, a candidata ao Congresso pelo Novo México, a democrata Michelle Luján, afirmou eufórica que o estado ''jamais dará marcha à ré na defesa dos direitos da mulher''.

Segundo os dados eleitorais do instituto Latino Decisions, o apoio da população hispânica em todo o país subiria para 75% que exerceram seu direito ao voto, o maior recebido por um presidente americano desde a eleição de Bill Clinton em 1996.

A pesquisa de boca-de-urna da rede ''CBS'' cotou o voto hispânico propício a Obama em 69%, enquanto o canal ABC o situou em 71%. 

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleições americanasEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país