Mundo

Obama visita Polônia em junho durante viagem pela Europa

"Ele vai visitar a Polônia para o 25º aniversário das eleições democráticas que aconteceram lá pela primeira vez em muito tempo", explicou vice-presidente


	O presidente Barack Obama: visita de Obama à Polônia acontece no momento em que Washington tenta reforçar o apoio a seus aliados em plena crise ucraniana
 (Toru Yamanaka/AFP)

O presidente Barack Obama: visita de Obama à Polônia acontece no momento em que Washington tenta reforçar o apoio a seus aliados em plena crise ucraniana (Toru Yamanaka/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de abril de 2014 às 18h26.

O presidente americano, Barack Obama, irá à Polônia em junho, em uma escala de sua viagem pela Europa, anunciou o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nesta quarta-feira.

"Estou feliz em anunciar que, em junho, o presidente Obama voltará à Europa. Ele vai visitar a Polônia para o 25º aniversário das eleições democráticas que aconteceram lá pela primeira vez em muito tempo", explicou Biden, durante uma conferência no centro de estudos e pesquisa Atlantic Council, em Washington.

A visita de Obama à Polônia, que saiu da órbita de Moscou para se unir à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) após a queda da "Cortina de Ferro", acontece no momento em que Washington tenta reforçar o apoio a seus aliados em plena crise ucraniana.

A viagem também levará Obama à França e à Bélgica, onde será realizado um encontro do G7. A expectativa é de uma agenda voltada para a Ucrânia.

A reunião do G7 foi convocada para substituir a do G8, inicialmente prevista para ser realizada em Sochi, na Rússia, depois da "exclusão" de Moscou do clube das grandes potências. A medida foi tomada pelos integrantes do grupo dos Sete em represália aos russos por seu papel na crise da Ucrânia e, em particular, na anexação da Crimeia.

Em setembro, Obama volta à Europa para uma reunião da Otan na Grã-Bretanha.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)EuropaPaíses ricosPersonalidadesPolíticosPolônia

Mais de Mundo

Autoridades estimam em 221 o número de mortos em boate na República Dominicana

Canadá e EUA preparam negociações para chegar a novo acordo comercial

Musk reduz de US$ 1 trilhão para US$ 150 bilhões previsão de quanto EUA economizarão

Em entrevista ao FT, Ursula von der Leyen diz que UE pode taxar big techs se acordo não avançar