Mundo

Obama sugere que vai morar mais cinco anos na Casa Branca

Presidente dos EUA demonstrou esperança em derrotar o candidato republicano no pleito de dezembro e permanecer na Casa Branca até o final de 2016

O presidente está à espera que o Partido Republicano escolha seu candidato 'para debater diretamente'  (Jim Watson/AFP)

O presidente está à espera que o Partido Republicano escolha seu candidato 'para debater diretamente' (Jim Watson/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de fevereiro de 2012 às 20h48.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confia em conseguir a reeleição nas eleições de novembro e se vê morando na Casa Branca por mais cinco anos, segundo sugeriu nesta terça-feira durante um ato em Washington.

Ao lembrar em discurso a membros do sindicato United Auto Workers (UAW) uma visita que fez a uma fábrica da General Motors (GM) em Detroit, na qual sentou ao volante de um Chevrolet Volt, Obama comentou: 'Dentro de cinco anos, quando já não for presidente, comprarei um desses'.

Dessa forma, Obama demonstrou sua esperança em derrotar o candidato republicano no pleito de dezembro e permanecer na Casa Branca até o final de 2016.

No entanto, o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, quis esclarecer depois em sua entrevista coletiva diária que Obama considera que a disputa entre ele e o candidato republicano que sair da convenção desse partido em agosto na Flórida será apertada.

Obama 'é, sem dúvida, consciente que, com o tipo de ambiente econômico dos últimos três anos, será uma eleição muito competitiva', sustentou Carney.

O presidente está à espera que o Partido Republicano escolha seu candidato 'para debater diretamente' com ele as políticas que iniciou desde que chegou à Casa Branca em 2009, continuou o porta-voz.

Embora Obama já esteja em campanha eleitoral há meses, ainda não quis avaliar seus possíveis rivais republicanos, entre os quais se destaca o ex-governador de Massachusetts, Mitt Romney.

Segundo pesquisas recentes, apesar de sua popularidade ter caído desde 2009, Obama ganharia amplamente tanto de Romney como dos demais pré-candidatos republicanos - Rick Santorum, Newt Gringrich e Ron Paul - em novembro. 

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleições americanasEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia