Mundo

Obama se reunirá na ONU com chefe do CNT na terça-feira

O encontro ocorre num momento em que as nações ocidentais se comprometem a ajudar os rebeldes líbios durante a construção de seu governo, após a queda de Kadafi

Obama também se reunirá na terça-feira com Recep Tayyip Erdogan e com Hamid Karzai
 (Bill Pugliano/Getty Images/AFP)

Obama também se reunirá na terça-feira com Recep Tayyip Erdogan e com Hamid Karzai (Bill Pugliano/Getty Images/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de setembro de 2011 às 12h31.

Washington - O presidente americano, Barack Obama, se reunirá com o líder do Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia, Mustafa Abdul Jalil, à margem da Assembleia Geral da ONU na terça-feira em Nova York, informou a Casa Branca.

O encontro com o líder do CNT ocorre no momento em que as nações ocidentais se comprometem a ajudar os rebeldes líbios durante a formação de seu governo, após a queda de Muamar Kadhafi.

"O presidente terá a oportunidade de felicitar o presidente (interino) Jalil pelo sucesso do povo da Líbia de pôr fim ao regime de Kadhafi", afirmou Ben Rhodes, assessor adjunto de segurança nacional americana.

Obama "será capaz de manifestar o apoio dos Estados Unidos a uma transição pós-Kadhafi na Líbia e de discutir os planos (do CNT) para a transição".

O presidente americano participará de uma reunião multilateral de alto nível internacional sobre a Líbia convocada pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, disse Rhodes.

"Isto envolve muitos líderes que expressarão seu apoio à Líbia", explicou o assessor.

Também na terça-feira, Obama se reunirá com o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, para conversar sobre a Síria e o Oriente Médio, e com o presidente afegão, Hamid Karzai.

Na quarta-feira, se reunirá com o novo primeiro-ministro japonês, Yoshihiko Noda, e ainda na próxima semana, em uma data não divulgada, Obama terá um encontro com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaBarack ObamaLíbiaMuammar KadafiONUPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Prefeita de Los Angeles demite chefe dos bombeiros por gestão de incêndios

Juiz adia julgamento de prefeito de Nova York por corrupção, mas rejeita arquivar o caso

Homem é gravemente ferido após ser atacado no memorial do Holocausto em Berlim

Procuradoria rejeita denúncia de Evo Morales sobre suposto 'atentado' na Bolívia