Mundo

Obama se reúne com israelenses e palestinos em negociações

Presidente americano está com representantes de Israel e da Palestina que participam, desde ontem, de conversas para negociações de paz


	O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama: Obama disse que o reatamento do diálogo entre israelenses e palestinos era "promissor" e vê nos dois lados "um profundo desejo de paz"
 (Saul Loeb/AFP)

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama: Obama disse que o reatamento do diálogo entre israelenses e palestinos era "promissor" e vê nos dois lados "um profundo desejo de paz" (Saul Loeb/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de julho de 2013 às 12h11.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está reunido com os representantes israelenses e palestinos que participam desde segunda-feira em Washington de conversas preliminares para as negociações de paz entre ambas as partes, estagnadas há quase três anos, informou hoje a Casa Branca.

Participam do encontro com Obama a ministra israelense de Justiça, Tzipi Livni, e o chefe negociador da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Saeb Erekat, de acordo com um funcionário da Casa Branca.

Obama disse nesta segunda-feira que o reatamento do diálogo entre israelenses e palestinos era "promissor". Além disso, afirmou que vê nos dois lados "um profundo desejo de paz", mas alertou para o "trabalho duro" que ainda precisa ser feito.

Tzipi e Erekat iniciaram na segunda-feira as primeira conversas de paz diretas desde 2010, com um jantar no Departamento de Estado, lideradas pelo chefe de diplomacia americana, John Kerry.

Os negociadores retomaram hoje o diálogo com um encontro no começo da manhã com o recém nomeado enviado especial dos EUA para o processo de paz, Martin Indyk, segundo informa o jornal israelense "Ha"aretz".

Depois, todos se dirigiram à Casa Branca para um breve encontro com Obama, que partirá em breve para Chatanooga (Tennessee), onde dará um discurso sobre a situação da economia.

Os negociadores retornarão depois ao Departamento de Estadom para uma última reunião com seu titular, John Kerry.

Espera-se que Kerry compareça perante a imprensa às 12h (horário de Brasília) acompanhado de Tzipi e Erekat para falar sobre as conclusões destes primeiros contatos, que buscam traçar um plano de trabalho para as negociações.

O Departamento de Estado revelou na segunda-feira que as partes se comprometeram a negociar durante pelo menos nove meses, até abril de 2014, com a possibilidade de prolongar o processo se não houver acordo até essa data.

*Matéria atualizada às 12h11

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaConflito árabe-israelenseIsraelNegociaçõesPalestinaPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Diretor de 'Esqueceram de Mim 2' lamenta breve participação de Trump no filme de 1992

Zelensky reitera interesse em comprar sistemas de mísseis Patriot após críticas de Trump

JD Vance afirma que Europa não deve ser 'vassalo permanente' dos Estados Unidos

Singapura dissolve Parlamento e convoca eleições para 3 de maio