Mundo

Obama se reúne com Felipe VI em visita do rei aos EUA

O presidente americano se reuniu com o rei da Espanha no salão oval da Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama (D), durante encontro com o rei da Espanha Felipe VI (Carlos Barria/Reuters)

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama (D), durante encontro com o rei da Espanha Felipe VI (Carlos Barria/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de setembro de 2015 às 18h32.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se reuniu nesta terça-feira com o rei da Espanha no salão oval da Casa Branca, enquanto a primeira-dama americana, Michelle, oferecia um chá e mostrava a horta orgânica que cultivou à rainha Letizia, que celebra seu 43º aniversário.

O primeiro encontro entre o rei e Obama foi em 23 de setembro de 2014, em Nova York, três meses após sua proclamação, por causa de sua participação na Assembleia Geral da ONU. Esta é a primeira vez que Felipe VI e a rainha Letizia vão à Casa Branca, como visita oficial de quatro dias aos EUA, que também os levará à Flórida.

Acompanhados pelo ministro das Relações Exteriores espanhol, José Manuel García Margallo, os reis chegaram à Casa Branca após inaugurar a agenda oficial da viagem em Mount Vernon, a histórica residência de George Washington, onde prestaram homenagem a sua figura no panteão familiar e receberam honras de soldados com uniformes do regimento da Louisiana espanhola.

Felipe VI e Letizia também visitaram a Biblioteca Nacional Fred W. Smith, que guarda os livros e manuscritos de George Washington, assim como 1,5 mil obras do século XVIII, à qual contribuíram com uma reprodução das cartas credenciais apresentadas pelo primeiro embaixador americano na Espanha a Carlos IV, assinadas pelo pai primeiro presidente dos EUA.

A primeira contribuição da Espanha conservada por essa biblioteca é uma edição de quatro volumes de Dom Quixote que o primeiro embaixador espanhol nos Estados Unidos, Diego de Gardoqui, enviou como presente a George Washington em 1789.

Obama almoçou com o vice-presidente Joe Biden antes de receber os reis na Casa Branca, de onde García Margallo seguirá para o Departamento de Estado para se reunir com o colega americano, John Kerry, a tempo de acompanhar Felipe VI e Letizia ao Capitólio para uma reunião com a Comissão de Relações Exteriores do Senado.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEspanhaEstados Unidos (EUA)EuropaPaíses ricosPersonalidadesPiigsPolíticos

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo