Mundo

Obama se encontrará com parlamentares para proteger lei de saúde

Obama, que deixa o posto em 20 de janeiro, terá um encontro com democratas da Câmara e do Senado na quarta-feira

Obama: os republicanos, que controlam as duas Casas do Congresso, têm dito que irão revogar rapidamente o chamado Obamacare (Carlos Barria/Reuters)

Obama: os republicanos, que controlam as duas Casas do Congresso, têm dito que irão revogar rapidamente o chamado Obamacare (Carlos Barria/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 30 de dezembro de 2016 às 17h35.

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama planeja encontrar-se com parlamentares democratas no Congresso na próxima semana para discutir como proteger a lei de saúde dos esforços republicanos de desmantelá-la, disse uma autoridade da Casa Branca nesta sexta-feira.

Obama, que deixa o posto em 20 de janeiro, terá um encontro com democratas da Câmara e do Senado na quarta-feira, disse a autoridade.

Durante a conversa, Obama alertará os democratas que permitir que republicanos eliminem o Ato de Cuidados Acessíveis sem propor uma medida substituta pode criar "caos" no sistema de saúde norte americano, segundo a autoridade.

Os republicanos, que controlam as duas Casas do Congresso, têm dito que irão revogar rapidamente o chamado Obamacare, mas irão postergar a efetiva anulação do programa por dois a três anos, enquanto desenvolvem um novo plano.

O presidente eleito republicando Donald Trump fez sua campanha com a promessa de livrar-se da lei de saúde de 2010. Ele prometeu substituir a lei por um plano que dê aos Estados maior controle sobre o Medicaid e permita que as seguradoras vendam planos nacionalmente.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Barack Obama

Mais de Mundo

Trump diz que ligou para Putin durante cúpula com europeus para resolver guerra na Ucrânia

Tribunal estrangeiro não pode invalidar sanções americanas, diz órgão do governo dos EUA

Trump diz que Putin garantiu a libertação de mais de mil prisioneiros 'quase imediatamente'

'Tivemos a melhor conversa de todas', diz Zelensky sobre encontro com Trump na Casa Branca