O líder ressaltou que a amizade e a aliança entre ambos países é 'inquebrantável' e os cidadãos japoneses 'continuarão tendo um parceiro permanente nos EUA' (Jewel Samad/AFP)
Da Redação
Publicado em 9 de março de 2012 às 16h42.
Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reiterou nesta sexta-feira o compromisso de seu país com a reconstrução do Japão um ano depois do terremoto de 9 graus na escala Richter que devastou o país e provocou um tsunami que causou 19 mil mortes.
'Um ano depois, continuamos comprometidos a ajudar à população do Japão na reconstrução' liderada pelo governo japonês, disse o presidente em comunicado por conta do primeiro aniversário da catástrofe, que será lembrada no dia 11 de março.
Obama lembrou as vítimas do terremoto e avaliou a 'capacidade de resistência e determinação' do povo japonês para reconstruir o país 'mais forte que antes', o que considerou 'um exemplo para todos'.
'Neste dia em que nossos pensamentos e orações estão com o povo japonês em lembrança das penúrias que enfrentaram há um ano, celebramos também a recuperação em curso no Japão e prestamos homenagem a uma dedicação inquebrantável do país para melhorar as vidas de outras pessoas no mundo todo', declarou.
O líder ressaltou que a amizade e a aliança entre ambos países é 'inquebrantável' e os cidadãos japoneses 'continuarão tendo um parceiro permanente nos EUA'.
Obama lembrou que os EUA mobilizaram ajuda desde o primeiro momento do desastre com 24 mil militares dos cerca de 50 mil que têm nas bases do Japão, 190 aviões e 24 navios em apoio aos trabalhos de ajuda humanitária e resgate na chamada Operação Tomodachi (Amigo).
O secretário de Defesa, Leon Panetta, também reforçou sua 'admiração' pela 'força' do povo japonês e sua 'determinação' para reconstruir o país, e destacou que 'o sucesso destes esforços mostram a solidez de nossa aliança'.
Panetta ressaltou que neste aniversário as Forças Armadas americanas 'continuam comprometidas a ajudar nossos amigos japoneses nas tarefas de reconstrução para seguir aprofundado nossa associação com as forças japonesas de Defesa e para fortalecer nossa grande aliança'.
O Japão 'é mais que um aliado, é um grande amigo dos EUA', assinalou Panetta, acrescentando que 'juntos continuaremos forjando um caminho para a paz, a prosperidade e um futuro melhor para nossos dois países'.