Mundo

Obama receberá Erdogan para falar sobre conflito na Síria

Barack Obama receberá nesta quinta-feira na Casa Branca o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, para uma reunião privada centrada na crise síria


	O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chega à Casa Branca para discurso
 (REUTERS/Kevin Lamarque)

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chega à Casa Branca para discurso (REUTERS/Kevin Lamarque)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de maio de 2013 às 07h27.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, receberá nesta quinta-feira na Casa Branca o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan e ambos terão uma reunião privada centrada previsivelmente na crise síria.

A reunião privada entre Obama e Erdogan, que também será acompanhada pelo vice-presidente americano, Joe Biden, começará por volta das 11h (de Brasília), segundo a agenda fornecida pela Casa Branca.

Depois, às 13h (de Brasília), ambos os líderes darão uma entrevista coletiva conjunta no Jardim da Casa Branca. Além disso, no final do dia, Obama será o anfitrião de um jantar de trabalho com Erdogan.

A Turquia, que acolhe em seu território mais de 300 mil refugiados sírios, está há tempos reivindicando um envolvimento mais ativo dos EUA para resolver o conflito na Síria, sendo que Erdogan aproveitará sua reunião com Obama para esmiuçar o assunto, sobretudo por causa do atentado do último sábado que causou 51 mortos na cidade turca de Reyhanli.

Na última segunda-feira, Erdogan assegurou que em seu encontro com Obama "apresentará solicitações" ao governo americano, mas não detalhou quais serão as exigências.

A visita de Erdogan a Washington "ressalta a estreita amizade entre Estados Unidos e Turquia, além da importância estratégica de ampliar e fortalecer essa relação", indicou a Casa Branca.

Erdogan estará em Washington acompanhado de sua esposa, Emine, que será recebida pela primeira-dama americana, Michelle Obama.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPaíses ricosEstados Unidos (EUA)SíriaBarack Obama

Mais de Mundo

Venezuela denuncia na Opep+ que EUA buscam se apoderar de reservas de petróleo

Número de mortos por inundações na Ásia passa dos 900

Suíços votam contra imposto de 50% sobre altas heranças em referendo

Hamas afirma que Israel já violou cessar-fogo quase 600 vezes