Mundo

Obama reafirma relação especial ao parabenizar Theresa May

"O presidente telefonou para dar os parabéns por sua nova posição de liderança", afirmou porta-voz da Casa Branca


	Barack Obama: "o presidente telefonou para dar os parabéns por sua nova posição de liderança", afirmou Josh Earnest, porta-voz da Casa Branca
 (Reuters/Jonathan Ernst)

Barack Obama: "o presidente telefonou para dar os parabéns por sua nova posição de liderança", afirmou Josh Earnest, porta-voz da Casa Branca (Reuters/Jonathan Ernst)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de julho de 2016 às 16h11.

Washington - O presidente americano, Barack Obama, conversou nesta quinta-feira por telefone com a nova primeira-ministra britânica, Theresa May, para parabenizá-la e reafirmar o "compromisso" pela "relação especial" entre Estados Unidos e Reino Unido, informou a Casa Branca.

"O presidente telefonou para dar os parabéns por sua nova posição de liderança", afirmou Josh Earnest, porta-voz da Casa Branca em sua entrevista coletiva diária.

Na conversa, Obama reiterou o "compromisso não só de manter, mas de aprofundar" a relação entre os governos em Washington e Londres.

O porta-voz evitou polemizar sobre a nomeação como ministro das Relações Exteriores britânico de Boris Johnson, controverso político conservador, que apontou que as "parciais raízes quenianas" do presidente Obama mostravam "uma aversão ancestral ao Império Britânico".

A "relação especial" entre Estados Unidos e Reino Unido "ultrapassa qualquer pessoa específica" e "estamos convencidos" de que continuará, ressaltou Earnest sem citar Johnson.

May, que sucede o também conservador David Cameron, revelou ontem o núcleo de seu governo, que inclui um departamento específico para o "Brexit" e põe a pasta das Relações Exteriores nas mãos de Johnson, porta-voz da saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPaíses ricosEstados Unidos (EUA)EuropaReino UnidoBrexitUnião EuropeiaBarack ObamaDavid Cameron

Mais de Mundo

Trump manda soltar George Santos, mesmo o chamando de 'um pouco desonesto'

Governo peruano suspende chefe policial de Lima após protestos violentos

Trump diz que Maduro 'ofereceu de tudo' para evitar conflito com os EUA

Príncipe britânico Andrew, envolvido em escândalos, renuncia ao seu título real