Mundo

Obama quer elevar penas para manipulação em petróleo

A medida foi tomada em meio aos altos preços de energia, que podem minar as chances do democrata nas eleições

Os republicanos, que culpam as políticas energéticas de Obama pelos altos preços do gás (Brendan Smialowski/AFP)

Os republicanos, que culpam as políticas energéticas de Obama pelos altos preços do gás (Brendan Smialowski/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de abril de 2012 às 15h49.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, propôs elevar as penalidades para companhias acusadas de atividades de manipulação nos mercados futuros de petróleo, e buscou mais dinheiro para supervisão do governo nesta terça-feira. A medida foi tomada em meio aos altos preços de energia, que podem minar as chances de Obama de se reeleger.

Os republicanos, que culpam as políticas energéticas de Obama pelos altos preços do gás, chamaram imediatamente o esforço de manobra política. Os preços da gasolina aumentaram quase 50 centavos desde o final de janeiro, enquanto as tensões no Oriente Médio e as interrupções da oferta dão suporte os custos do petróleo.

Os preços na bomba tiveram leve recuo nas últimas duas semanas, mas a gasolina continua em cerca de 3,92 dólares por galão em todo o país. Obama gastou semanas tentando mostrar que está no caso para rebaixar os custos de energia no curto e no longo prazo. Nesta terça-feira, a Casa Branca estabeleceu cinco maneiras de acabar com a manipulação dos mercados de petróleo, um dos fatores que responsabiliza pelo aumento dos preços dos combustíveis.

As penalidades civis para empresas envolvidas na manipulação dos mercados subiria para 10 milhões de dólares, ante 1 milhão atualmente, e seria calculada a cada dia que a manipulação ocorresse, ao invés de ser calculada com base na violação, sob a nova proposta. A penalidade criminal máxima também aumentariam para 10 milhões de dólares.

A Casa Branca também pediu ao Congresso para dar autoridade à Comissão de Trading de Futuros de Commodities (CFTC) para exigir que traders tenham mais garantias quando negociam o petróleo, em um esforço para reduzir os riscos do mercado. Obama também está pedindo por mais financiamento para aumentar a vigilância da CFTC e o pessoal de execução e para melhorar a tecnologia.

"Em um período em que os consumidores norte-americanos estão sentindo dor na bomba, é extremamente importante garantir que a manipulação ilegal, de fraude do mercado, não estejam contribuindo para o aumento dos preços do gás", disse a Casa Branca em comunicado. "Se há fraude acontecendo, a administração possui as ferramentas para impedi-la", disse Brendan Buck, porta-voz do orador republicano da Câmara dos Representantes, John Boehner. "A verdade é que as políticas do presidente estão restringindo a produção de energia norte-americana, e ele está procurando um bode expiatório. O povo norte-americano não vai comprar isso."

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEnergiaGásPersonalidadesPetróleoPolíticosPreços

Mais de Mundo

Grupos armados bloqueiam distribuição de ajuda humanitária em Gaza

Assembleia da França decide sobre acordo UE-Mercosul nesta terça em meio a protestos

Israel se pronuncia sobre acordo de cessar-fogo com o Hezbollah

Presidente do Chile, Gabriel Boric é denunciado por assédio sexual; político nega: 'infundado'