Mundo

Obama prossegue viagem de ônibus com foco em recuperar iniciativa econômica

Presidente promove agenda econômica e tenta resistir aos possíveis adversários republicanos contra sua reeleição em 2012

Barack Obama procura retomar a iniciativa após duas semanas centradas nas discussões políticas em torno do teto da dívida (Joe Raedle/Getty Images)

Barack Obama procura retomar a iniciativa após duas semanas centradas nas discussões políticas em torno do teto da dívida (Joe Raedle/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de agosto de 2011 às 06h02.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, continuará nesta terça-feira sua viagem de ônibus por três estados rurais do país para promover sua agenda econômica e resistir ao entusiasmo republicano com as eleições presidenciais do próximo ano.

Após se dedicar na segunda-feira a Minnesota e ao estado de Iowa - fundamental por ser o primeiro a votar na temporada de primárias -, o presidente realiza nesta terça-feira uma reunião com eleitores na localidade de Peosta, no mesmo estado, para tratar sobre a economia rural.

No encontro, Obama deve apresentar uma série de iniciativas para a geração de empregos em comunidades rurais.

O governante americano concluirá sua viagem, a primeira que efetua em ônibus desde a campanha eleitoral de 2008, na quarta-feira no estado de Illinois.

O presidente, cuja popularidade se encontra abaixo dos 40% segundo as últimas pesquisas, quer centrar o discurso de sua viagem por Minnesota, Iowa e Illinois na geração de emprego, a questão que mais preocupa os eleitores e que pode ser decisiva para sua reeleição no próximo ano.

Com isso, Obama procura retomar a iniciativa após duas semanas centradas nas discussões políticas em torno do teto da dívida, o rebaixamento da qualificação do crédito soberano dos EUA e a primeira consulta extraoficial entre as bases republicanas, que deu um forte impulso à candidatura da legisladora Michelle Bachmann, favorita do movimento direitista Tea Party à Presidência americana.

Em seu encontro com eleitores em Cannon Falls (Minnesota), a primeira parada de sua viagem, o presidente pediu que pressionem o Congresso para que pare com os "jogos políticos" e aprove medidas para criar empregos.

"Não há escassez de ideias sobre como pôr as pessoas para trabalhar, o que se precisa é de ação por parte do Congresso", disse Obama.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaCrise econômicaEleiçõesEstados Unidos (EUA)Oposição políticaPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia