Mundo

Proposta sobre NSA resolve preocupações, diz Obama

O governo Obama deve propor esta semana que o Congresso reformule o programa de vigilância eletrônica


	Barack Obama: plano do presidente exigiria ações do Congresso norte-americano, algo que até agora parece improvável
 (Kevin Lamarque/Reuters)

Barack Obama: plano do presidente exigiria ações do Congresso norte-americano, algo que até agora parece improvável (Kevin Lamarque/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de março de 2014 às 16h49.

Haia - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta terça-feira em Haia, na Holanda, que a proposta de fazer as empresas de telefonia dos EUA armazenarem os dados de registro de chamadas telefônicas, que hoje são guardados pelo governo norte-americano, resolveria as preocupações do público sobre privacidade.

O governo Obama deve propor esta semana que o Congresso reformule o programa de vigilância eletrônica para encerrar a prática governamental de coletar registros de ligações de milhões de norte-americanos e armazená-los por cinco anos para que os dados possam ser acessados para finalidades de segurança nacional.

Detalhes do programa secreto de coleta de gravação de telefonemas do governo norte-americano foram revelados no ano passado pelo ex-analista da Agência de Segurança Nacional (NSA) Edward Snowden, que permanece em Moscou, na Rússia, em asilo temporário.

A expectativa é de que a Casa Branca proponha que os registros sejam mantidos por companhias telefônicas por 18 meses, o que a lei federal já prevê.

A proposta foi revelada ontem pelo jornal The New York Times. O plano do presidente exigiria ações do Congresso norte-americano, algo que até agora parece improvável.

Há várias propostas concorrentes sobre como reformar o programa de coleta de registros telefônicos. Há diferenças de opinião mesmo dentro dos partidos políticos sobre como fazer isso.

O programa de coleta de registros de ligações telefônicas em massa deve expirar no próximo verão (do Hemisfério Norte). Se o Congresso não conseguir concordar com alterações antes disso, o programa será encerrado por completo. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEspionagemNSAPersonalidadesPolíticosPrivacidade

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro