Mundo

Obama proporá importante redução do arsenal nuclear dos EUA

Segundo o New York Times, Obama chegou a um acordo nos últimos meses com os comandantes militares sobre a possibilidade de reduzir em um terço o arsenal americano


	Obama: no discurso, provavelmente o americano não apresentará números
 (Saul Loeb/AFP)

Obama: no discurso, provavelmente o americano não apresentará números (Saul Loeb/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de fevereiro de 2013 às 09h05.

Washington - O presidente Barack Obama proporá uma importante redução do arsenal nuclear dos Estados Unidos em todo o mundo, no discurso sobre o Estado da União que fará na terça-feira no Congresso, informa o jornal New York Times.

O jornal cita fontes do governo, que pediram anonimato, e afirma que o presidente Obama chegou a um acordo nos últimos meses com os comandantes militares sobre a possibilidade de reduzir em um terço o arsenal americano.

No discurso, provavelmente Obama não apresentará números, mas a Casa Branca estuda reduzir a mil o número de armas nucleares deslocadas, segundo NYT.

Os Estados Unidos possuem atualmente 1.700 armas nucleares. Segundo o tratado assinado com a Rússia em 2010 com o objetivo de reduzir o armamento nuclear dos dois países, as nações se comprometeram a deixá-los em 1.550 até 2018.

"Mas Barack Obama acredita que podemos fazer cortes mais radicais - e economizar mais dinheiro - sem comprometer a segurança dos Estados Unidos no decorrer de seu segundo mandato. E os comandantes militares aprovaram a ideia", afirma o New York Times.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEnergiaEnergia nuclearEstados Unidos (EUA)InfraestruturaPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde

Cristina Kirchner perde aposentadoria vitalícia após condenação por corrupção

Justiça de Nova York multa a casa de leilões Sotheby's em R$ 36 milhões por fraude fiscal

Xi Jinping inaugura megaporto de US$ 1,3 bilhão no Peru