Mundo

Obama promete "esforços redobrados" contra Estado Islâmico

"Vamos redobrar esforços para assegurar uma transição pacífica na Síria e para eliminar o Estado Islâmico", disse Obama na abertura de reunião de cúpula do G20


	Barack Obama: presidente disse na abertura da reunião de cúpula do G20 que pretende intensificar campanha contra Estado Islâmico
 (Nicholas Kamm/AFP)

Barack Obama: presidente disse na abertura da reunião de cúpula do G20 que pretende intensificar campanha contra Estado Islâmico (Nicholas Kamm/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de novembro de 2015 às 08h31.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu hoje, na abertura da reunião de cúpula do G20, na Turquia, "esforços redobrados" para eliminar o grupo Estado Islâmico que reivindicou os atentados de sexta-feira em Paris.

"Vamos redobrar esforços para assegurar uma transição pacífica na Síria e para eliminar o Estado Islâmico", afirmou Obama em conferência de imprensa após uma reunião com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, na 10ª edição da Reunião anual de cúpula do G20, principais economias avançadas e emergentes do mundo.

Antália, na Turquia, é hoje o centro das decisões no combate ao terrorismo, na sequência dos atentados ocorridos na sexta-feira em Paris, que provocaram 129 mortes e deixaram 352 feridos, 99 em estado grave.

Na agenda, fixada ainda antes dos atentados de sexta-feira à noite na capital francesa, figura a guerra na Síria, a luta contra os jihadistas extremistas do autodenominado Estado Islâmico (EI) e as alterações climáticas.

Em Paris, os ataques ocorreram em pelo menos seis locais diferentes da cidade, entre eles uma sala de espetáculos e o Stade de France, onde ocorria uma partida de futebol entre as seleções da França e da Alemanha.

Os membros do G20 são: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, a China, Estados Unidos, França, Itália, Índia, Indonésia, Japão, México, República da Coreia (Coreia do Sul), Reino Unido, Rússia, Turquia e União Europeia.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosTerrorismoAtaques terroristasPaíses ricosEstados Unidos (EUA)EuropaFrançaEstado IslâmicoBarack ObamaAtentados em Paris

Mais de Mundo

Governo dos EUA diz que não pretende sair da ONU, apenas dar um 'empurrão'

Lula diz que ficou feliz com 'química' com Trump: 'falei a ele que temos muito o que conversar’

Lula se comprometeu a fazer ‘tudo o que estiver ao seu alcance’ para ajudar a Ucrânia, diz Zelensky

Na Assembleia da ONU, Milei faz críticas à organização e elogia Donald Trump