Mundo

Obama promete coragem para resolver diferenças com países

"Apoiaremos a democracia da Ásia à África, das Américas ao Oriente Médio", ressaltou Obama


	Barack Obama: segundo Obama, a paz hoje em dia requer do "constante avanço" de princípios comuns .
 (©afp.com / Brendan Smialowski)

Barack Obama: segundo Obama, a paz hoje em dia requer do "constante avanço" de princípios comuns . (©afp.com / Brendan Smialowski)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2013 às 15h22.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu nesta segunda-feira "coragem" para tentar resolver "pacificamente" as diferenças com outros países porque, segundo disse, o compromisso é mais efetivo nas relações internacionais do que "as suspeitas e o medo".

"Apoiaremos a democracia da Ásia à África, das Américas ao Oriente Médio", ressaltou Obama no discurso de sua segunda posse presidencial ao afirmar que os Estados Unidos têm a obrigação "de atuar em nome dos que querem a liberdade".

Os EUA "vão continuar a ser a âncora de alianças fortes em todos os cantos do mundo", sustentou o presidente ao antecipar que seu país ampliará "sua capacidade para lidar com as crises no exterior".

"Vamos defender nosso povo e defender nossos valores através da força de nossos braços e do império da lei", declarou Obama em discurso curto, de 20 minutos, centrado na defesa da liberdade e da igualdade, dois dos valores dos fundadores dos Estados Unidos.

Além disso, ele disse que os Estados Unidos devem ser "uma fonte de esperança" para os pobres, os doentes, os marginalizados e as vítimas dos preconceitos.

Segundo Obama, a paz hoje em dia requer do "constante avanço" de princípios comuns como a tolerância e as oportunidades, a dignidade humana e a justiça.

"Nós, o povo, continuamos achando que a segurança e a paz duradouras não precisam de uma guerra perpétua", destacou o presidente ao lembrar os "valentes homens e mulheres de uniforme" que combatem em conflitos como o do Afeganistão. EFE

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleições americanasEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga