Obama e Merkel: entre os assuntos comentados por Obama e pelos líderes europeus, estavam a crise na Ucrânia, a crise migratória e a guerra civil da Síria (Fabrizio Bensch/Reuters)
Estadão Conteúdo
Publicado em 18 de novembro de 2016 às 14h14.
Berlim - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu aos líderes europeus da França, Itália, Reino Unido, Espanha e Alemanha que colaborem com o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, em assuntos como segurança e política externa.
Essa foi a última reunião de Obama com líderes europeus como chefe de Estado. De acordo com a Casa Branca, "Obama expressou confiança de que, em um momento de grandes mudanças, os valores democráticos fizeram mais para os avanços da liberdade e do progresso do que qualquer outro sistema na história".
Entre os assuntos comentados por Obama e pelos líderes europeus, estavam a crise na Ucrânia, a crise migratória e a guerra civil da Síria, além da importância de instituições multilaterais, como a Aliança do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Os líderes também disseram que devem trabalhar juntos contra o terrorismo, segundo uma declaração da Casa Branca.
De acordo com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, um dos pedidos de todos os líderes foi para que a Síria, a Rússia e o Irã parassem com os ataques contra a cidade de Aleppo. De acordo com Merkel, novas sanções contra a Rússia poderiam ocorrer caso Moscou aumente os bombardeios em Aleppo.
Sobre a Ucrânia, Merkel disse que "queremos avançar no processo de paz, mas até agora esse processo é infelizmente bastante invisível".