Mundo

Obama pede informações sobre recuperação de Sandy

O presidente recebeu informação atualizada "sobre os esforços federais para apoiar a reação que está havendo e as tarefas de recuperação"

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de novembro de 2012 às 17h12.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conversou nesta terça-feira no início da jornada eleitoral com alguns membros de seu governo para receber informações atualizadas sobre os esforços de recuperação nas zonas afetadas pela tempestade Sandy, que atingiu o nordeste do país na semana passada.

Obama, que está em Chicago, falou por telefone com a secretária de Segurança Nacional, Janet Napolitano, e com o diretor da Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema), Craig Fugate, segundo indicou a Casa Branca em comunicado.

O presidente recebeu informação atualizada "sobre os esforços federais para apoiar a reação que está havendo e as tarefas de recuperação".

Além disso, Obama expressou sua preocupação com as "condições meteorológicas adversas" previstas para amanhã, quarta-feira, e quinta-feira em zonas do nordeste do país que ainda não se recuperaram dos estragos de Sandy, que tocou o solo em Nova Jersey em 29 de outubro e deixou pelo menos 100 mortos nos EUA.

O mandatário também reiterou que o governo federal seguirá proporcionando "todos os recursos disponíveis" para apoiar as autoridades estaduais e locais em seus esforços de restauração do serviço elétrico e de abastecimento de combustível nas áreas mais afetadas.

Obama se interessou, ainda, pelo apoio de Fema aos esforços dos governadores dos estados afetados para encontrar "soluções de longo prazo" para os afetados cujas casas tenham sido destruídas ou danificadas pela tempestade.

A tempestade Sandy causou fortes ventos e inundações em vários estados do nordeste do país que causaram, ainda, danos por bilhões de dólares.

Os habitantes de Nova York e sua região estão fazendo longas filas hoje para votar, de forma entusiasta e disciplinada, apesar de a região ainda estar longe de superar o desastre causado por Sandy.

Devido a isso, os estados de Nova York e Nova Jersey tomaram medidas sem precedentes para garantir que os cidadãos exerçam o direito ao voto.

Os cidadãos deslocados pela tempestade de ambos os estados poderão votar em qualquer seção eleitoral de seu estado, enquanto em Nova Jersey foi permitido, ainda, pela primeira vez, o voto por e-mail e fax. 

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)Furacão SandyFuracõesPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia