Mundo

Obama pede devolução de avião não tripulado que caiu no Irã

Regime de Mahmoud Ahmadinejad planeja usar o equipamento nas forças armadas do país

Reprodução de imagem da TV estatal iraniana mostra o que as autoridades do país dizem ser um avião sem piloto americano (AFP)

Reprodução de imagem da TV estatal iraniana mostra o que as autoridades do país dizem ser um avião sem piloto americano (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de dezembro de 2011 às 17h21.

Washington - O presidente Barack Obama disse esta segunda-feira que os Estados Unidos pediram ao Irã a devolução do avião não tripulado que Teerã alega ter derrubado ao sobrevoar seu território.

"Solicitamos que seja devolvido. Veremos como os iranianos respondem", afirmou Obama durante entrevista coletiva conjunta com o premier iraquiano, Nuri al-Maliki.

O Irã anunciou que suas unidades de guerra eletrônica haviam capturado, em 4 de dezembro, o controle de um RQ-170 Sentinel que invadiu o espaço aéreo iraniano procedente do Afeganistão, e que o fizeram aterrissar sem danos maiores a 250 km da fronteira na região desértica de Tabas (nordeste).

Segundo um importante parlamentar iraniano, citado na segunda-feira pela TV estatal, o avião seria colocado à disposição das forças armadas do país.

"Estamos terminando de decifrar os códigos" do avião e "a próxima etapa será sua reprodução", afirmou Parviz Sururi, encarregado da subcomissão parlamentar de segurança nacional iraniana.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)DiplomaciaIrã - País

Mais de Mundo

Trump diz que Ucrânia deveria fechar um acordo após cúpula com Putin acabar sem cessar-fogo

Apagões deixarão quase metade de Cuba sem luz neste sábado

Governo da Bolívia planeja acusar de fraude o candidato Doria Medina, alerta partido

Trump diz que Rússia perdeu a Índia como cliente de petróleo e deixa novas sanções no ar