Mundo

Obama pede ao Congresso desbloqueio de US$ 6 bi contra ebola

Presidente americano advertiu que o financiamento da luta contra o ebola não deve ser prejudicado pelas atuais discussões sobre o orçamento

O presidente Barack Obama pediu ao Congresso o desbloqueio de um fundo de emergência de 6 bilhões de dólares para combater a epidemia de ebola (Mandel Ngan/AFP)

O presidente Barack Obama pediu ao Congresso o desbloqueio de um fundo de emergência de 6 bilhões de dólares para combater a epidemia de ebola (Mandel Ngan/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de dezembro de 2014 às 07h50.

Washington - O presidente americano, Barack Obama, pediu nesta terça-feira ao Congresso o desbloqueio de um fundo de emergência de 6 bilhões de dólares para combater a epidemia de ebola na África ocidental e controlar o risco nos Estados Unidos.

"Não poderemos vencer o ebola sem um financiamento adicional", disse o presidente durante uma visita às instalações dos Institutos Americanos de Saúde (NIH) em Bethesda, periferia de Washington.

"Se queremos que outros países sigam se mobilizando, devemos continuar levantando a voz", afirmou Obama, recordando que cerca de 3 mil americanos - civis e militares - estão lutando contra o ebola na África ocidental, principalmente na Libéria, o país mais afetado.

Obama destacou que o tema tem mobilizado republicanos e democratas e advertiu que o financiamento da luta contra o ebola não deve ser prejudicado pelas atuais discussões sobre o orçamento.

"Não é uma questão política, é uma questão de sentido comum. Vamos fazer isto!" - disse Obama sobre o fundo de emergência proposto pela Casa Branca no início de novembro.

"Temos que erradicar esta doença. Isto não é um vírus que podemos administrar aqui e ali. Não podemos baixar a guarda", advertiu Obama.

O número de mortos na atual epidemia de ebola nos três países mais afetados pela doença no oeste da África - Libéria, Guiné e Serra Leoa - chegou a 6.070 de um total de 17.145 pessoas infectadas, segundo novo boletim da Organização Mundial da Saúde, publicado nesta terça-feira.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaDoençasEbolaEpidemiasEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Magnata vietnamita terá que pagar US$ 11 bi se quiser fugir de pena de morte

França afirma que respeitará imunidade de Netanyahu se Corte de Haia exigir prisão

Em votação apertada, Parlamento Europeu aprova nova Comissão de Ursula von der Leyen

Irã ativa “milhares de centrífugas” em resposta à agência nuclear da ONU