Mundo

Obama parte para visita histórica a Israel

O presidente dedicará seu primeiro dia de visita oficial a encontros com o presidente Shimon Peres e com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu

Crianças israelense se preparam para receber o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama (AFP / Gali Tibbon)

Crianças israelense se preparam para receber o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama (AFP / Gali Tibbon)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de março de 2013 às 07h09.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, partiu na noite desta terça-feira para Israel, onde na quarta iniciará uma visita histórica de quatro dias ao Oriente Médio, constatou a AFP.

O Air Force One decolou às 20H15 (21H15 Brasília) da base aérea de Andrews, a leste de Washington, e deve pousar no aeroporto Ben Gurión de Tel Aviv por volta do meio-dia local (07H30).

Esta é a primeira visita de Obama a Israel como presidente dos Estados Unidos. O candidato Obama foi ao pais em 2008, durante a campanha presidencial.

Obama, que iniciou seu segundo e último mandato de quatro anos em janeiro passado, dedicará seu primeiro dia de visita oficial a encontros com o presidente Shimon Peres e com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Na noite de quarta-feira, o presidente americano e Netanyahu concederão uma entrevista coletiva, após uma reunião bilateral e antes de um jantar de trabalho.

O Irã deve dominar as conversações em Israel, diante das suspeitas ocidentais de que Teerã está desenvolvendo uma arma nuclear sob a fachada de um programa atômico civil.


Não se espera que Obama aproveite a viagem ao Oriente Médio para lançar uma proposta visando à retomada do processo de paz entre Israel e os palestinos.

Na semana passada, Obama disse à TV de Israel que seu objetivo era "escutar".

Obama visitará na quinta-feira o Museu Nacional de Israel, antes de seguir para Ramallah, onde se encontrará com o presidente palestino, Mahmud Abbas, e o primeiro-ministro Salam Fayyad.

Posteriormente, regressará a Jerusalém para pronunciar um discurso para jovens israelenses.

Na sexta-feira, Obama depositará ramos de flores sobre os túmulos do fundador do sionismo, Theodor Herzl, e do primeiro-ministro Isaac Rabin, assassinado em 1995. Em seguida, irá ao Memorial do Holocausto, antes de seguir para a Cisjordânia, onde visitará a Igreja da Natividade, em Belém.

Na noite de sexta-feira, Obama terá uma reunião com o rei Abdullah II da Jordânia, um dos grandes aliados dos Estados Unidos na região.

Antes de regressar aos EUA, na noite de sábado, Obama fará uma viagem de turismo à cidade de Petra.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPaíses ricosEstados Unidos (EUA)Barack ObamaIsrael

Mais de Mundo

ONU acusa Rússia de cometer crime contra a humanidade com deportações de civis

França alerta que responderá 'com extrema firmeza' possíveis represálias de Israel

Aeroporto de Bruxelas cancela metade dos voos após ataque cibernético

Ministro espanhol pede urgência na ratificação do acordo UE-Mercosul: 'não há desculpas para adiar'