Mundo

Obama parabeniza Romney por conseguir candidatura

Segundo a equipe da campanha de Obama, o presidente disse ao adversário que espera "por um importante e saudável debate sobre o futuro dos Estados Unidos"

A indicação de Romney não será oficializada até a Convenção Nacional republicana, que acontece no final de agosto em Tampa (Flórida) (Jewel Samad/AFP)

A indicação de Romney não será oficializada até a Convenção Nacional republicana, que acontece no final de agosto em Tampa (Flórida) (Jewel Samad/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de maio de 2012 às 15h24.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ligou nesta quarta-feira para o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney por já ter alcançado o número de delegados suficientes para obter sua indicação oficial como candidato do Partido Republicano ao pleito presidencial americano.

Segundo a equipe da campanha de Obama, o presidente disse ao adversário que espera "por um importante e saudável debate sobre o futuro dos Estados Unidos". Obama ainda teria parabenizado Romney pela conquista ao desejar sorte ao longo de sua campanha eleitoral.

O ex-governador de Massachusetts garantiu matematicamente sua candidatura à presidência dos EUA pelo Partido Republicano ao superar os 1.144 delegados necessários nas primárias do Texas, que foi realizada ontem.

A indicação de Romney não será oficializada até a Convenção Nacional republicana, que acontece no final de agosto em Tampa (Flórida). No entanto, os delegados garantidos no Texas já permitiriam que Romney superasse o umbral que, na prática, garante sua candidatura.

Romney assegurou seu nome dentro do ciclo de primárias muito mais tarde que os últimos candidatos de seu partido, embora essa indicação tenha sido firmada antes que a de Obama, que, no ciclo de 2008, não havia conseguido se firmar como candidato democrata até junho. 

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)Mitt RomneyPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Trump promete deportações em massa, mas expulsou menos estrangeiros que Obama

Cessar-fogo na Faixa de Gaza: troca de prisioneiros marca início do acordo

Elon Musk, Jeff Bezos e Tim Cook: os bilionários e CEOs que estarão na posse de Trump

Quais são os poderes de Trump para impor tarifas e mudar o comércio global?