Mundo

Obama parabeniza presidente eleito do Mali e pede avanços

Barack Obama parabenizou presidente eleito do Mali e pediu ao país para avançar rumo à reconciliação nacional

Ibrahim Boubacar Keita, novo presidente do Mali: Obama felicitou o povo do Mali e Keita pelas "bem-sucedidas eleições" (Joe Penney/Reuters)

Ibrahim Boubacar Keita, novo presidente do Mali: Obama felicitou o povo do Mali e Keita pelas "bem-sucedidas eleições" (Joe Penney/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de agosto de 2013 às 12h02.

Washington - O Tribunal Constitucional do Mali confirmou nesta terça-feira os resultados do segundo turno das eleições presidenciais realizadas em 11 de agosto que deram a vitória ao ex-primeiro-ministro Ibrahim Boubacar Keita.

Segundo a corte suprema malinesa, Keita venceu com 77,82% dos votos contra o 22,39% dos sufrágios conseguido por seu oponente, o ministro das Finanças, Sumaila Cissé.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, parabenizou Keita e pediu ao país para avançar rumo à reconciliação nacional após mais de um ano de crise política.

Em comunicado, Obama felicitou o povo do Mali e Keita pelas "bem-sucedidas eleições" de 11 de agosto, cujo resultado foi confirmado hoje pelo Tribunal Constitucional do país africano.

"A gestão do governo interino de um processo eleitoral pacífico, inclusivo e crível, e com a extraordinária taxa de participação do povo malinês, essas eleições ajudaram a restaurar a tradição democrática do Mali", afirmou o líder.

Obama estimulou "os candidatos e seus simpatizantes" a "aceitar os resultados e usar essas eleições como base para avançar mais rumo à democracia, à reconciliação nacional e à resolução das crises humanitária e de segurança no norte".

Keita, de 68 anos, começará seu mandato de cinco anos no próximo dia 4 de setembro e terá que enfrentar a crise política que explodiu após o golpe de estado de 22 de março 2012, além de consumar a reconciliação com os rebeldes tuaregue do norte do país.

"Os Estados Unidos se mantêm junto ao povo o governo do Mali enquanto trabalham para impulsionar a paz e a estabilidade no país e a região", ressaltou Obama, que se comprometeu a trabalhar com o novo governo de Keita.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaCrise políticaEleiçõesEstados Unidos (EUA)MaliPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

México pede que EUA reconheçam que têm 'um problema grave de consumo de drogas'

Rússia considera 'inaceitável' plano europeu para força de paz na Ucrânia

Trump publica carta endereçada a Bolsonaro e volta a criticar processo no STF

Casa Branca responde Lula e diz que Trump não quer ser o 'imperador do mundo'