Mundo

Obama oferece mais de US$450 mi à Colômbia para paz

O presidente americano disse que vai pedir ao Congresso americano a quantia em ajuda para a Colômbia implementar um acordo de paz


	Barack Obama: "depois de meio século de conflito, chegou o momento para a paz", afirmou Obama
 (Saul Loeb-Pool/Getty Images)

Barack Obama: "depois de meio século de conflito, chegou o momento para a paz", afirmou Obama (Saul Loeb-Pool/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de fevereiro de 2016 às 21h37.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quinta-feira que vai pedir ao Congresso dos EUA mais de 450 milhões de dólares em ajuda para a Colômbia implementar um acordo de paz destinado a acabar com a guerra mais longa da América Latina.

"Depois de meio século de conflito, chegou o momento para a paz", afirmou Obama, após reunião com o presidente colombiano, Juan Manuel Santos.

Obama disse que o valor vai ajudar na luta contra o terrorismo e as questões de narcótico, além de programas de educação para ajudar a reintegrar à sociedade membros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Além disso, o governo dos EUA vai investir 33 milhões de dólares em um programa global para ajudar o país a lidar com um legado de minas terrestres, disse ele.

O confronto entre o governo colombiano e as Farc matou mais de 220.000 pessoas e deslocou milhões desde seu início, em 1964.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBarack ObamaColômbiaEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Ao lado de Macron, Trump diz que guerra na Ucrânia pode terminar 'em questão de semanas'

Trump diz que tarifas planejadas para o México e Canadá 'seguirão em frente' no próximo mês

Papa Francisco tem 'leve melhora' em quadro de saúde, mas estado ainda é crítico

Conheça a guerra que inspirou a série Game Of Thrones