Mundo

Obama nomeia secretário de Segurança Nacional dos EUA

Jeh Johnson é nomeado por Obama como candidato a secretário de Segurança Nacional, em substituição de Janet Napolitano, que deixou o cargo há várias semanas


	Jeh Johnson:Johnson esteve envolvido na elaboração de importantes políticas de segurança nacional, como o polêmico programa de drones
 (AFP)

Jeh Johnson:Johnson esteve envolvido na elaboração de importantes políticas de segurança nacional, como o polêmico programa de drones (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de outubro de 2013 às 16h42.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou nesta sexta-feira Jeh Johnson como candidato a secretário de Segurança Nacional, em substituição de Janet Napolitano, que deixou o cargo há várias semanas.

"Jeh tem um profundo conhecimento das ameaças e dos perigos que põem em risco a segurança nacional do país", disse Obama no Jardim da Casa Branca após agradecer também pelo trabalho da ex-secretária do Departamento de Segurança Nacional (DHS).

"Tenho certeza de que não poderia fazer escolha melhor", acrescentou o presidente, que disse que Johnson, que classificou como "membro crítico" de sua equipe de segurança, ajudará tanto o DHS como os Estados Unidos a avançarem.

Johnson esteve envolvido na elaboração de importantes políticas de segurança nacional, como o polêmico programa de drones, enquanto estava à frente da assessoria jurídica do Pentágono e, se for confirmado pelo Senado, chegará ao cargo em meio ao debate sobre a aprovação de uma reforma migratória integral no país.

O presidente americano também pediu à câmara alta que aprove a nomeação "o mais rápido possível", já que a agência está dirigida interinamente desde que Napolitano abandonou o cargo em julho.

"Jeh foi um dos dirigentes que falaram com mais eloquência sobre como enfrentar as ameaças de hoje em dia de forma conivente com nossos valores, incluindo o império da lei", disse o líder.

Obama acrescentou que Johnson também está consciente de que para evitar essas ameaças é necessária a cooperação e a coordenação através do governo federal e das agências que o compõem.

Frente ao secretário de Justiça, Eric Holder, e o vice-presidente Joseph Biden, entre outros, Johnson agradeceu a confiança e a oportunidade que lhe foram dadas com a nomeação para o novo cargo.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Putin sanciona lei que anula dívidas de quem assinar contrato com o Exército

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA