Mundo

Obama: não podemos permitir que a Espanha entre em colapso

O presidente dos Estados Unidos disse que a Espanha é o maior país da UE em crise


	Obama: "nos assegurarmos de que a Espanha, que fez grandes esforços, esteja recebendo o apoio de outros países como a Alemanha"
 (Rick Wilking/Reuters)

Obama: "nos assegurarmos de que a Espanha, que fez grandes esforços, esteja recebendo o apoio de outros países como a Alemanha" (Rick Wilking/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de outubro de 2012 às 12h28.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que não se pode permitir que a Espanha entre em colapso pela crise econômica.

Em entrevista à rede de rádio colombiana "W", transmitida também nesta segunda-feira nos EUA, o presidente afirmou que a Espanha "é o maior país (da UE) em crise. Não podemos deixar que a Espanha entre em colapso".

Perguntado pelas menções à Espanha em seus últimos discursos ao falar sobre a crise europeia, Obama afirmou que não se refere "somente à Espanha".

"A Grécia, obviamente, tem inclusive mais problemas que a Espanha mas é menor que esta, e a Itália tem os mesmos problemas em termos de financiar seus governos", explicou.

"Trabalhamos muito para que toda a União Europeia (UE) reconheça que precisa trabalhar unida para solucionar" a crise e neste sentido "temos que nos assegurar de que todos os países da região trabalhem juntos", acrescentou o presidente americano.

Segundo o mandatário, é preciso, ainda, "nos assegurarmos de que a Espanha, que fez grandes esforços, esteja recebendo o apoio de outros países como a Alemanha, para que (as reformas) em longo prazo beneficiem toda a UE".

Obama disse que a recuperação econômica europeia também beneficiará os Estados Unidos, já que o continente é seu maior parceiro comercial: "quanto melhor eles estiverem, melhor estaremos nós", concluiu. 

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEspanhaEstados Unidos (EUA)EuropaPaíses ricosPersonalidadesPiigsPolíticos

Mais de Mundo

Otan afirma que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia

Líder da Coreia do Norte diz que diálogo anterior com EUA apenas confirmou hostilidade entre países

Maduro afirma que começa nova etapa na 'poderosa aliança' da Venezuela com Irã

Presidente da Colômbia alega ter discutido com Milei na cúpula do G20