Mundo

Obama manifesta condolências às famílias das vítimas do tornado

A passagem do terremoto deixou 89 mortos até o momento

O presidente, que iniciou hoje uma viagem pela Europa, instruiu seus funcionários para que se mantenham em contato com as autoridades locais
 (Getty Images)

O presidente, que iniciou hoje uma viagem pela Europa, instruiu seus funcionários para que se mantenham em contato com as autoridades locais (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de maio de 2011 às 09h06.

Dublin - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, manifestou nesta segunda-feira suas "profundas condolências" às famílias das vítimas do tornado que na noite de domingo arrasou a cidade de Joplin, no estado do Missouri, informou nesta segunda-feira a Casa Branca.

As autoridades do Missouri confirmaram até o momento 89 mortos pela passagem do tornado, que destruiu um terço da cidade de 50 mil habitantes.

Obama, que chegou nesta segunda-feira a Dublin para uma viagem de seis dias pela Europa, recebeu várias informações sobre o desastre a bordo do avião Air Force One, afirmou a Casa Branca.

O presidente deu instruções a seus funcionários para que se mantenham em contato com as autoridades locais para apoiar as tarefas de assistência e reconstrução.

O governador do Missouri, Jay Nixon, declarou na noite de domingo estado de emergência na região e ordenou a mobilização da Guarda Nacional e das equipes de atendimento médico para ajudar no resgate das vítimas.

O tornado que atingiu Joplin faz parte de uma cadeia de tempestades que atravessou nesta segunda-feira alguns estados do oeste dos Estados Unidos, como Wisconsin, Minnesota e Missouri.

Em Minneapolis (Minnesota), os tornados provocaram o fechamento de estradas e rodovias e destruíram diversas casas. A Polícia informou que ao menos uma pessoa morreu e 22 ficaram feridas na cidade.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaDesastres naturaisEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Em novo golpe a imigrantes, Trump limita 'serviços multilíngues' em agências federais nos EUA

‘Ataques a Bolsonaro são uma desgraça e estamos olhando de perto’, diz subsecretário de Trump

Coalizão de 24 estados americanos processa Trump por US$ 6,8 bilhões retidos em verbas para educação

Pré-candidato baleado na Colômbia mostra resposta 'favorável' a tratamentos