Mundo

Obama liga para Renzi e elogia agenda reformista para Itália

O líder americano transmitiu seus "melhores desejos" a Renzi, que compareceu hoje no Senado da Itália para a posse como presidente do governo


	Matteo Renzi: Obama elogiou agenda reformista que Renzi apresentou e ressaltou importância de "fomentar o crescimento e a criação de postos de trabalho"
 (AFP)

Matteo Renzi: Obama elogiou agenda reformista que Renzi apresentou e ressaltou importância de "fomentar o crescimento e a criação de postos de trabalho" (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de fevereiro de 2014 às 18h15.

Roma - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conversou por telefone nesta segunda-feira com Matteo Renzi, e elogiou a agenda reformista que o líder do Partido Democrata (PD) italiano apresentou na semana passada, informou o escritório de imprensa do Executivo italiano.

O líder americano transmitiu seus "melhores desejos" a Renzi, que compareceu hoje no Senado da Itália para a posse como presidente do governo.

Obama elogiou a agenda reformista que Renzi apresentou e ressaltou a importância de "fomentar o crescimento e a criação de postos de trabalho".

Quanto à política externa e de segurança, Obama louvou "o compromisso da Itália na Líbia, no Afeganistão e na Síria".

Os dois líderes também falaram sobre a crise que abala a Ucrânia, e Renzi reforçou a ideia de que é necessário um diálogo transatlântico, assim como para as negociações sobre a liberalização do comércio e os investimentos, temas que farão parte da agenda da presidência italiana da União Europeia, que começa em 1º de julho.

Em 14 de fevereiro, data da renúncia de Enrico Letta, o presidente americano ligou para o primeiro-ministro, em fim de mandato, para agradecer a "sincera amizade e sua atuação no plano internacional".

Obama visitará a Itália em 27 de março, quando será recebido pelo papa Francisco no Vaticano e por Matteo Renzi, em uma viagem pela Europa que tem Holanda e Bélgica no roteiro.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaDiplomaciaEuropaGovernoItáliaPaíses ricosPersonalidadesPiigsPolíticos

Mais de Mundo

Milei assina acordo para que argentinos entrem nos EUA sem visto

Irã rejeita incluir programa de mísseis nas negociações nucleares com europeus

Trump diz que tarifa mínima para todos os países será 'de 15% ou 20%'