Mundo

Obama liga para Merkel para felicitá-la por vitória

Apesar da grande maioria, o resultado é insuficiente para governar sozinha


	Barack Obama e Angela Merkel: presidente do EUA e Alemanha "acordaram em continuar sua estreia cooperação em questões-chave de preocupação global e regional"
 (Kevin Lamarque/Reuters)

Barack Obama e Angela Merkel: presidente do EUA e Alemanha "acordaram em continuar sua estreia cooperação em questões-chave de preocupação global e regional" (Kevin Lamarque/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2013 às 15h36.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ligou nesta segunda-feira para a chanceler alemã, Angela Merkel, para felicitá-la pela vitória de seu partido nas eleições de domingo, informou a Casa Branca.

"O presidente destacou seu profundo reconhecimento pela amizade e a liderança da chanceler Merkel, e seu firme apoio às relações transatlânticas", acrescentou a residência presidencial em uma breve nota.

A Casa Branca revelou também que, durante a conversa, Obama e Merkel "acordaram em continuar sua estreia cooperação em questões-chave de preocupação global e regional".

Nas eleições de domingo, a União Democrata-cristã de Merkel e sua parceira União Social-Cristã da Baviera (CDU/CSU) obtiveram 41,5% dos votos, um forte aumento com relação aos 33,8% do pleito de 2009.

Apesar da grande maioria, o resultado é insuficiente para governar sozinha, por isso que Merkel terá que iniciar conversas para formar uma coalizão de Governo com os Verdes e com o Partido Social-Democrata (SPD).

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAngela MerkelBarack ObamaEleiçõesEstados Unidos (EUA)EuropaPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Há 43 anos no poder, presidente mais velho do mundo anuncia candidatura para oitavo mandato

Frustrado com Putin, Trump sondou Zelensky sobre capacidade de ataque a Moscou, diz jornal

Tarifa de Trump ao Brasil afetará mais de 6.500 pequenas empresas dos EUA, dizem câmaras de comércio

Nem em piores pesadelos imaginaria uma tarifa de Trump assim, diz diretor da Suzano