Mundo

Obama lembra Thatcher como "campeã da liberdade"

O presidente americano também recordou a ex-premiê britânica como amiga dos Estados Unidos


	Obama: segundo ele, Thatcher foi uma defensora "sem complexos" da aliança entre os Estados Unidos e o Reino Unido
 (AFP)

Obama: segundo ele, Thatcher foi uma defensora "sem complexos" da aliança entre os Estados Unidos e o Reino Unido (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de abril de 2013 às 14h43.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, que morreu nesta segunda-feira aos 87 anos, foi uma "campeã da liberdade" e uma "verdadeira amiga" que defendeu "sem complexos" a aliança entre o Reino Unido e os EUA.

Com a morte de Thatcher, "o mundo perdeu um de seus grandes campeões da liberdade e os Estados Unidos perderam uma verdadeira amiga", destacou Obama em comunicado enviado pela Casa Branca.

O presidente disse ainda que a ex-primeira-ministra do Reino Unido "ajudou a restaurar a confiança e o orgulho que sempre foram o selo característico da Grã-Bretanha".

Segundo Obama, Thatcher foi uma defensora "sem complexos" da aliança entre os Estados Unidos e o Reino Unido e "soube que com força e determinação era possível ganhar a Guerra Fria e ampliar a promessa da liberdade".

"Muitos de nós nunca a esqueceremos lado a lado com o presidente (Ronald) Reagan, lembrando ao mundo que não somos arrastados pelas correntes da história, mas podemos dar a elas forma com convicção moral, inquebrantável coragem e vontade de ferro", enalteceu Obama.

O presidente americano e sua mulher, Michelle, enviaram suas saudações à família da ex-primeira-ministra e ao povo britânico. 

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)EuropaMargaret ThatcherPaíses ricosPersonalidadesPolíticosReino Unido

Mais de Mundo

Como descobrir a cidade de origem de um veículo pela placa Mercosul?

Trump ou Kamala? Astronautas da Nasa presos no espaço até 2025 poderão votar

Após morte de Sinwar, pressão dos EUA por trégua em Gaza enfrenta entraves com Israel e Hamas

A 'guerra dos sexos' que pode definir a eleição entre Kamala e Trump