Mundo

Obama homenageia veteranos do Vietnã

Obama lembrou os 58 mil ''patriotas'' que morreram nesta guerra e outros 1,6 mil ''que ainda estão entre os desaparecidos''

Obama: ''Hoje prestamos homenagem aos mais de 3 milhões de homens e mulheres militares que deixaram suas famílias para servir longe de tudo o que conheciam'' (Joe Raedle/Getty Images)

Obama: ''Hoje prestamos homenagem aos mais de 3 milhões de homens e mulheres militares que deixaram suas famílias para servir longe de tudo o que conheciam'' (Joe Raedle/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de maio de 2012 às 21h41.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, lembrou publicamente nesta sexta-feira os veteranos da Guerra do Vietnã com uma proclamação às vésperas do Memorial Day, que marca o início das homenagens por ocasião do 50º aniversário do fim do conflito.

''Hoje prestamos homenagem aos mais de 3 milhões de homens e mulheres militares que deixaram suas famílias para servir com coragem longe de tudo o que conheciam e de tudo o que amavam'', disse Obama em uma declaração com a qual dá início às homenagens desse aniversário.

Em 2025, completarão 50 anos do fim da Guerra do Vietnã e agora o governo federal iniciará um programa de 13 anos de duração, em associação com autoridades locais e organizações privadas, para homenagear os que serviram ''em uma das missões mais difíceis que enfrentamos'', declarou a Casa Branca.

Obama lembrou os 58 mil ''patriotas'' que morreram nesta guerra e outros 1,6 mil ''que ainda estão entre os desaparecidos'' que o conflito deixou. ''Nunca é demais para prestar homenagem aos homens e mulheres que responderam ao chamado do dever com coragem e valor''.

O presidente e a primeira-dama americana, Michelle Obama, participarão de uma cerimônia no cemitério de Arlington na próxima segunda-feira, dia do Memorial Day.

Este cemitério, inaugurado em 1864, abriga mais de 300 mil túmulos com os restos mortais de soldados americanos falecidos em combate.

Obama depositará flores no ''túmulo do soldado desconhecido'' e depois irá até o monumento do Mall, em Washington, para assistir a outra cerimônia no Muro do Memorial aos Veteranos do Vietnã. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBarack ObamaEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticosVietnã

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia