Mundo

Obama homenageia Rosa Parks, heroína dos direitos civis

É a primeira vez que uma mulher negra recebe este tipo de homenagem 50 anos depois da aprovação das leis sobre direitos cívicos nos Estados Unidos

Obama inaugura a estátua de Rosa Parks: Obama pronunciou seu discurso no salão das estátuas do Capitólio, onde foi e inaugurada a estátua de Parks, que morreu em 2005 aos 92 anos. (©afp.com / Brendan Smialowski)

Obama inaugura a estátua de Rosa Parks: Obama pronunciou seu discurso no salão das estátuas do Capitólio, onde foi e inaugurada a estátua de Parks, que morreu em 2005 aos 92 anos. (©afp.com / Brendan Smialowski)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de fevereiro de 2013 às 17h15.

Washington - O presidente Barack Obama prestou nesta quarta-feira uma comovente homenagem a Rosa Parks, heroína dos direitos civis nos Estados Unidos, durante a qual assegurou que jamais teria virado presidente sem a coragem dos adeptos deste movimento nos anos 1950-1960.

Obama pronunciou seu discurso no salão das estátuas do Capitólio, onde foi e inaugurada a estátua de Parks, que morreu em 2005 aos 92 anos.

É a primeira vez que uma mulher negra recebe este tipo de homenagem 50 anos depois da aprovação das leis sobre direitos cívicos nos Estados Unidos e 150 anos depois da declaração de emancipação assinada pelo presidente Abraham Lincoln.

Em 1955, Parks se negou a ceder seu lugar a um branco em um ônibus em Montgomery (Alabama, sul), onde regiam leis de segregação racial. Sua posterior prisão desencadeou um boicote de mais de um ano nos transportes públicos do município.

O gesto de Parks em Montgomery "nos dá uma lição sobre como se produz e não se produz uma mudança através de incontáveis atos de coragem, muitas vezes de cidadãos anônimos", afirmou Obama.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Cuba considera “muito danoso” efeito de voltar a lista de países que patrocinam terrorismo

Musk poderá comprar TikTok se ele quiser, diz Trump

Presidente do Panamá envia carta à ONU criticando comentários de Trump sobre Canal durante posse

México devolverá a países de origem migrantes afetados pelas restrições de Trump