Mundo

Obama homenageia herói da independência de Cuba

Depois do percurso pelo memorial, Obama foi para o Palácio da Revolução


	Obama: depois do percurso pelo memorial, Obama foi para o Palácio da Revolução
 (Enrique de la Osa / Reuters)

Obama: depois do percurso pelo memorial, Obama foi para o Palácio da Revolução (Enrique de la Osa / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de março de 2016 às 12h29.

Havana, 21 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, realizou nesta segunda-feira a protocolar cerimônia de homensagem ao herói nacional cubano e herói independentista José Martí, na emblemática Praça da Revolução de Havana.

Antes de uma guarda de honra depositar a coroa de flores aos pés da escultura de mármore, a bandeira dos Estados Unidos foi hasteada e seu hino ouvido na Praça da Revolução, onde Obama estava com a icônica efígie do revolucionário Ernesto Che Guevara ao fundo.

Após a cerimônia, Obama fugiu do protocolo para pedir à sua equipe que tirasse uma foto dele com o busto de Che atrás, algo pouco habitual nesse ato solene, em que estava acompanhado do vice-presidente do Conselho de Estado cubano, Salvador Valdés Mesa.

A coroa de flores oferecida por Obama para Martí tinha rosas brancas, azuis e vermelhas, as cores das bandeiras dos dois países, com uma fita em que se podia ler, em inglês: "Do povo dos Estados Unidos".

Obama se tornou assim o primeiro líder americano no cargo a pisar nessa praça, cenário de inumeráveis e longos discursos do líder cubano Fidel Castro contra o imperialismo.

Após a breve cerimônia, o presidente visitou o interior do memorial José Martí (1853-1895), figura chave da independência de Cuba e inspirador intelectual da Revolução, que viveu a maior parte de sua vida nos Estados Unidos.

Foi dos EUA que Martí arrecadou dinheiro e organizou a segunda guerra independentista da ilha contra a Espanha (1895-1898), que culminou com a intervenção dos Estados Unidos na ilha.

Depois do percurso pelo memorial, Obama foi para o Palácio da Revolução, onde será recebido pelo presidente de Cuba, Raúl Castro.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBarack ObamaCubaEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Trump nomeia Keith Kellogg como encarregado de acabar com guerra na Ucrânia

México adverte para perda de 400 mil empregos nos EUA devido às tarifas de Trump

Israel vai recorrer de ordens de prisão do TPI contra Netanyahu por crimes de guerra em Gaza

SAIC e Volkswagen renovam parceria com plano de eletrificação