Mundo

Obama faz defesa de programa de saúde em show de comédia

Presidente dos EUA trocou insultos com o apresentador Zach Galifianakis ao discutir o sistema em programa de comédia


	O presidente americano Barack Obama: participação dos jovens é fundamental para o sucesso do programa
 (JEWEL SAMAD/AFP)

O presidente americano Barack Obama: participação dos jovens é fundamental para o sucesso do programa (JEWEL SAMAD/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de março de 2014 às 12h48.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assumiu a missão de convencer os jovens a se cadastrarem no programa de saúde do governo durante participação em show de comédia na terça-feira, onde trocou insultos com o apresentador Zach Galifianakis ao discutir o sistema de saúde conhecido como Obamacare.

Obama concedeu uma entrevista ao programa "Between Two Ferns with Zach Galifianakis", no site de comédia "Funny or Die". O ator, que atuou em filmes como "Se Beber, Não Case", é conhecido por suas brincadeiras desconcertantes.

Obama teve a chance de divulgar o programa de saúde, mas não antes de ser submetido a perguntas como: "Como é ser o último presidente negro?" e "O que deve ser feito sobre a Ikea do Norte?".

O governo dos EUA está intensificando esforços para aumentar a participação dos jovens na Obamacare, cujo nome oficial é Affordable Care Act.

A participação dos jovens é fundamental para o sucesso do programa, mas os dados do governo dos EUA divulgados em fevereiro mostraram que o segmento de adultos com idades entre 18 anos e 34 anos subiu apenas ligeiramente até o final de janeiro, chegando a 25 por cento do total de cadastros nos planos privados do Obamacare.

Esse índice é bem inferior aos 38 por cento que os funcionários da administração consideram necessários para dar às seguradoras uma forte mistura de membros saudáveis, cujos pagamentos ajudem a compensar o custo de segurados mais velhos e mais enfermos.

A cruzada de Obama para atrair os jovens recebeu a ajuda de cantores como Lady Gaga e John Legend, além de celebridades do esporte, incluindo o ex-astro do basquete Magic Johnson.

No programa "Between Two Ferns", o apresentador Galifianakis não poupou Obama, chamando-o de "nerd" e perguntando se ele vai colocar sua biblioteca presidencial em seu "país de origem", o Quênia.

O presidente tentou entrar na brincadeira e rebateu injúria por injúria. "Quando ouvi que as pessoas realmente assistiam a este show, eu fiquei muito surpreso", disse Obama.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)HumoristasPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado