Mundo

Obama faz campanha e aborda economia, a um mês das eleições

Barack Obama fará discurso para destacar progresso econômico conseguido durante seu mandato, e espera assim dar impulso ao partido democrata


	Barack Obama: "nossa economia se recuperou e mais rápido que a de nenhuma outra"
 (Mark Wilson/Getty Images)

Barack Obama: "nossa economia se recuperou e mais rápido que a de nenhuma outra" (Mark Wilson/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2014 às 13h22.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fará nesta sexta-feira um discurso em Chicago para destacar o progresso econômico conseguido durante seus quase seis anos de mandato e dar assim impulso a seu partido, o democrata, a apenas um mês das eleições legislativas.

"Seis anos após a Grande Recessão, graças ao trabalho duro do povo americano e às políticas que o presidente promoveu, nossa economia se recuperou e mais rápido que a de nenhuma outra nação", ressaltou em comunicado o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest.

Obama falará hoje desse "progresso" em discurso na Northwestern University de Chicago, mas destacará também que ainda há "muitos" americanos que não estão se beneficiando o suficiente da recuperação econômica, segundo Earnest.

O porta-voz detalhou que o presidente irá expor as medidas "de bom senso" que devem ser adotadas para aumentar os salários dos trabalhadores, continuar criando empregos e fazer com que a economia cresça.

Obama procura com este pronunciamento voltar a centrar a atenção pública na economia, após várias semanas marcadas pelo protagonismo da campanha de ataques aéreos contra o Estado Islâmico (EI) no Iraque e Síria.

Além disso, o presidente espera que seu legado em matéria econômica ajude a dar um impulso aos democratas na reta final da campanha para as eleições legislativas de 4 de novembro, quando será renovado um terço do Senado e toda a Câmara dos Representantes. Os democratas têm muito poucas opções de recuperar o controle da Câmara baixa (dos deputados), agora nas mãos republicanas, mas também temem perder sua maioria no Senado nesse pleito.

Obama chegou ontem à noite a Chicago, onde jantou com alguns amigos e assessores. Hoje, antes de seu discurso, participará de um ato de campanha fechado à imprensa em apoio ao governador do estado de Illinois, o democrata Pat Quinn.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleiçõesEstados Unidos (EUA)Países ricosPartido Democrata (EUA)Partido Republicano (EUA)PersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

França e Polônia reafirmam posição contra o acordo UE-Mercosul

2ª Expo de cadeia de suprimentos em Pequim foca na integração global

Israel anuncia acordo de cessar-fogo com Hezbollah com apoio dos EUA