Mundo

Obama fará discurso no Portão de Brandemburgo

Da antiga linha divisória entre Berlim Ocidental e Berlim Oriental, Obama falará aos alemães sobre "os laços duradouros" entre Estados Unidos e Alemanha


	Presidente dos EUA, Barack Obama: O discurso de Obama irá ocorrer a quase 50 anos da famosa frase "I'ch bin ein Berliner" (Eu sou um berlinense) de Kennedy durante seu discurso no Rathaus Schoneberg.
 (Larry Downing/Reuters)

Presidente dos EUA, Barack Obama: O discurso de Obama irá ocorrer a quase 50 anos da famosa frase "I'ch bin ein Berliner" (Eu sou um berlinense) de Kennedy durante seu discurso no Rathaus Schoneberg. (Larry Downing/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de junho de 2013 às 15h07.

Washington - O presidente americano, Barack Obama, seguirá os passos de seus antecessores, John Kennedy e Ronald Reagan, ao pronunciar um discurso no Portão de Brandemburgo durante uma visita a Berlim em 19 de junho, anunciou a Casa Branca.

Da antiga linha divisória entre Berlim Ocidental e Berlim Oriental, Obama falará aos alemães sobre "os laços duradouros" entre Estados Unidos e Alemanha, assim como sobre a aliança transatlântica, afirmou a presidência em um comunicado.

O discurso de Obama irá ocorrer a quase 50 anos da famosa frase "I'ch bin ein Berliner" (Eu sou um berlinense) de Kennedy durante seu discurso no Rathaus Schoneberg, perto do Portão de Brandemburgo, dois anos após a construção do Muro de Berlim.

O Portão também foi palco de outro momento decisivo da Guerra Fria, quando Reagan disse em junho de 1987 ao líder soviético Mikhail Gorbachev: "derrube este muro".

Não será a primeira vez que Obama falará aos alemães ao ar livre. Em 2008, durante sua campanha presidencial, se dirigiu a uma multidão de 200.000 pessoas em um importante discurso sobre política externa.

Este discurso foi controverso na época, já que seus opositores nos Estados Unidos acusaram Obama de fazer um discurso do tipo presidencial fora do país, inclusive antes de ser eleito.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaBarack ObamaEstados Unidos (EUA)EuropaPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Putin sanciona lei que anula dívidas de quem assinar contrato com o Exército

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA