Mundo

Obama estreia ônibus presidencial Bus Force One

Segundo o Serviço Secreto, este ônibus e outro similar foram comprados há alguns meses e passarão a fazer parte da frota de proteção do governante

Obama fala com eleitores em Cannon Falls, em Minnesota (Joe Raedle/Getty Images)

Obama fala com eleitores em Cannon Falls, em Minnesota (Joe Raedle/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de agosto de 2011 às 20h48.

Washington - O líder dos Estados Unidos, Barack Obama, iniciou nesta segunda-feira uma caravana por três estados do país e estreou o ônibus oficial da Presidência, um veículo que custou US$ 1,1 milhão já apelidado pela imprensa como "Bus Force One".

Segundo o Serviço Secreto, encarregado da proteção do presidente, este ônibus e outro similar foram comprados há alguns meses e passarão a fazer parte da frota de proteção do governante - até agora, os ônibus presidenciais costumavam ser alugados.

O que eleva o custo dos veículos, pretos - assim como a limusine presidencial "Beast" (Besta) - são os equipamentos de segurança e comunicações internos, para reduzir os riscos contra o líder e para garantir que ele seja permanentemente atualizado.

Com vidros escuros e luzes de advertência vermelhas e azuis, esses ônibus não serão utilizados exclusivamente por Obama, mas farão parte de outras estratégias de segurança, afirmou o porta-voz do Serviço Secreto, Ed Donovan.

O Serviço Secreto se negou a falar sobre o equipamento dos ônibus, mas reconheceu sua semelhança com veículos como a "Beast".

No caso da limusine, as portas são blindadas, os vidros são à prova de balas e a carroceria é forte o suficiente para suportar um ataque químico ou uma granada lançada por foguete.

Esta caravana pelos estados de Minnesota, Iowa e Illinois é considerada "oficial". Isso significa que suas despesas serão pagas pelos impostos do Estado, o que motivou críticas da oposição.

O presidente do Comitê Nacional Republicano, Reince Priebus, convocou nesta segunda-feira uma entrevista coletiva em Minnesota para expressar rejeição à ideia de que a viagem do presidente seja financiada pelos contribuintes.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleiçõesEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia