Mundo

Obama encerra viagem pela África

Presidente deixou a Tanzânia, último país de seu giro pelo continente, que passou por Senegal e África do Sul


	O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na Tanzânia: viagem pela África foi marcada pela delicada situação do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, hospitalizado em estado crítico
 (REUTERS/Jason Reed)

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na Tanzânia: viagem pela África foi marcada pela delicada situação do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, hospitalizado em estado crítico (REUTERS/Jason Reed)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de julho de 2013 às 10h24.

Dar es Salaam- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deixou nesta terça-feira a Tanzânia, onde havia chegado ontem em visita oficial, e encerrou assim seu giro pela África Subsaariana, que também passou por Senegal e África do Sul.

O Air Force One saiu às 12h locais (6h de Brasília) do Aeroporto Internacional Julius Nyerere, em Dar es Salaam, a principal cidade da Tanzânia.

Obama e sua família - sua esposa Michelle, e suas filhas, Malia e Sasha - se despediram no aeroporto com a presença do presidente da Tanzânia, Jakaya Kikwete, e da primeira-dama, Salma Kikwete, e com um espetáculo de música e danças tradicionais.

Anteriormente, o presidente dos Estados Unidos fez uma homenagem, juntamente com seu antecessor na Casa Branca, George W. Bush, às vítimas do atentado de 1998 contra a embaixada americana na Tanzânia.

O atual líder e seu antecessor depositaram flores no monumento construído em memória das vítimas do ataque de 7 de agosto de 1998 contra a delegação dos EUA em Dar es Salaam, que deixou 11 mortos - todos tanzanianos - e mais de 70 feridos.

O ataque, atribuído à rede terrorista Al Qaeda, ocorreu de maneira simultânea com outro atentado contra a embaixada americana em Nairóbi, no qual morreram 213 pessoas - 12 americanos - e mais de 4 mil ficaram feridas.

Com a visita de dois dias à Tanzânia, Barack Obama fechou a viagem que começou no último dia 26 de junho no Senegal e que também o levou à África do Sul.

A viagem de Obama pela África Subsaariana foi marcada pela delicada situação do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, hospitalizado em estado crítico, e pelas advertências do líder americano sobre as novas relações comerciais do continente com potências como a China.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaBarack ObamaPersonalidadesPolíticosTanzânia

Mais de Mundo

Argentina aposta em 11 mercados de Américas e Europa para atrair turistas estrangeiros

Mudanças de Milei no câmbio geram onda de calotes de empresas na Argentina

Governo Trump diz que situação dos direitos humanos no Brasil 'se deteriorou'

Xi Jinping e Lula discutem cooperação econômica em telefonema oficial