Mundo

Obama e Yellen discutem recuperação econômica

Reunião na Casa Branca foi a primeira realizada apenas entre os dois líderes desde que Yellen assumiu o cargo


	A presidente do Fed, Janet Yellen, discursa no Congresso americano
 (Mandel Ngan/AFP)

A presidente do Fed, Janet Yellen, discursa no Congresso americano (Mandel Ngan/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de novembro de 2014 às 20h00.

Washington - O presidente dos EUA, Barack Obama, e a presidente do Federal Reserve, (Fed, banco central americano), Janet Yellen, se reuniram para discutir o cenário econômico e financeiro nesta segunda-feira.

A reunião na Casa Branca foi a primeira realizada apenas entre os dois líderes desde que Yellen assumiu o cargo, em fevereiro.

A Casa Branca, afirmou em um breve comunicado que os dois discutiram a implementação da lei financeira Dodd-Frank, além das "perspectivas de crescimento a curto e longo prazo, tanto nos EUA quanto no mundo".

Não ficou claro porque o encontro foi programado para um dia antes das eleições legislativas de meio de mandato. No começo do dia, o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, disse que os dois iriam discutir as perspectivas de longo prazo para a economia americana.

"É uma conversa apropriada para o presidente ter antes de sua partida para a Ásia", afirmou Earnest, em referência a ida de Obama à China, Mianmar e Austrália.

O presidente viaja no domingo e vai participar de uma cúpula nos dias 15 e 16 de novembro, em Brisbane, das 20 maiores economias do mundo, além de outros eventos.

Ernest se recusou a responder se acredita que o Fed poderia fazer mais para ajudar a economia americana.

"O Federal Reserve tem mantido uma longa tradição de independência em termos de formulação de políticas e é considerado por alguns uma violação da independência fazer comentários sobre as decisões políticas feitas pelo Fed", declarou.

O BC americano não comentou sobre a reunião.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEconomistasEstados Unidos (EUA)Fed – Federal Reserve SystemJanet YellenMercado financeiroPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Zelensky autoriza recrutamento de pessoas com mais de 60 anos para o Exército

Governo Trump anuncia revogação de política climática dos EUA

Trump diz que reunião com Xi Jinping pode acontecer 'antes do fim do ano'

Reino Unido reconhecerá Estado palestino em setembro se Israel não decretar cessar-fogo