Mundo

Obama e Xi mantêm compromisso de "acordo ambicioso" em Paris

Os presidentes dos dois países mais poluidores do mundo defenderam esse objetivo em uma conversa que tiveram por telefone


	Barack Obama e Xi Jinping durante a COP21: os presidentes falaram sobre a importância "coordenar esforços" na cúpula de Paris
 (Kevin Lamarque/ Reuters)

Barack Obama e Xi Jinping durante a COP21: os presidentes falaram sobre a importância "coordenar esforços" na cúpula de Paris (Kevin Lamarque/ Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de dezembro de 2015 às 15h36.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o presidente da China, Xi Jinping, seguem comprometidos em conseguir um "acordo ambicioso" na Cúpula do Clima de Paris (COP21), informaram nesta sexta-feira fontes da Casa Branca.

Obama e Xi, que governam os dois países mais poluidores do mundo, defenderam esse objetivo em uma conversa que tiveram por telefone ontem à noite, informou o governo americano em comunicado.

Eles falaram sobre a importância "coordenar esforços" na cúpula de Paris, e concordaram em que a COP 21 oferece "uma oportunidade crucial para estimular os esforços mundiais e, assim, responder ao desafio da mudança climática".

O presidente americano conversou nesta semana com outros líderes de países emergentes, como a presidente Dilma Rousseff, com que acertou no último dia 7 "trabalhar junto para conseguir o sucesso" na reunião de Paris.

Ele também falou ontem por telefone com o presidente França, François Hollande, e ambos se mostraram dispostos a conseguir um acordo "ambicioso e durável" na COP21.

A nota oficial foi divulgada depois que o presidente da COP21 e ministro das Relações Exteriores francês, Laurent Fabius, afirmou que terá "condições" de apresentar amanhã um acordo que "certamente" será aprovado pelas delegações.

"Estamos quase no final do caminho e estou muito otimista. O trabalho preparatório foi muito bom", afirmou Fabius, que, após uma longa madrugada de negociações, anunciou que o texto não estaria pronto para hoje, como estava previsto.

O presidente da COP21 garantiu que os representantes dos 195 países "trabalharam muito nestes últimos dias e nesta manhã". 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBarack ObamaChinaCOP 21Estados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticosPoluiçãoXi Jinping

Mais de Mundo

Reino Unido pede a seus cidadãos que deixem o Líbano em voos comerciais

Qual o risco de guerra entre Líbano e Israel após as explosões de pagers?

Guarda Revolucionária do Irã promete 'resposta esmagadora' por ataques no Líbano

Biden receberá Zelensky na Casa Branca para falar sobre guerra com a Rússia