Mundo

Obama e Romney retomam suas campanhas

Durante os três dias em que a supertempestade afligiu a Costa Leste, Obama deixou a política de lado e seu rival moderou as críticas


	Cidadãos limpam ruas no bairro do Queens após passagem do Sandy: tempestade devastou a costa de New Jersey e inundou porções da cidade de Nova York
 (Gil Cohen Magen/Reuters)

Cidadãos limpam ruas no bairro do Queens após passagem do Sandy: tempestade devastou a costa de New Jersey e inundou porções da cidade de Nova York (Gil Cohen Magen/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de novembro de 2012 às 08h50.

Washington - Durante os três dias em que a supertempestade Sandy afligiu a Costa Leste dos Estados Unidos, Barack Obama deixou a política de lado e seu rival Mitt Romney moderou as críticas ao presidente. Mas nesta quinta-feira os dois vão voltar às suas campanhas, faltando apenas cinco dias para a eleição.

Os conselheiros de Obama afirmaram que a pausa na campanha não teve grandes impactos negativos em suas chances de ser reeleito. Pelo contrário, ao coordenar a resposta do governo federal à crise o presidente teve a oportunidade de demonstrar sua liderança. O democrata buscará recuperar o tempo perdido com um intenso itinerário de viagens nos próximos dias, incluindo comícios em Wisconsin, Nevada e Colorado nesta quinta-feira.

O fenômeno natural criou problemas para Romney, já que desviou a atenção do público enquanto sua campanha tenta deslanchar. O republicano visitará a Virgínia nesta quinta-feira e seu vice, Paul Ryan, participará de eventos em Nevada e no Colorado.

Sandy devastou a costa de New Jersey e inundou porções da cidade de Nova York. Mais de 70 pessoas foram mortas, milhões ficaram sem energia elétrica, casas foram destruídas e os prejuízos foram da ordem de bilhões de dólares.

Mais de 19 milhões de pessoas já votaram para presidente. A apuração só começa no dia 6 de novembro, mas alguns Estados chaves estão divulgando a filiação partidária dos que foram às urnas. Democratas estão em vantagem na Flórida, Iowa, Nevada, Carolina do Norte e Ohio. Os republicanos estão na frente no Colorado.

Obama e Romney estão em uma disputa tão acirrada que os dois lados têm razões para prever sua vitória. Entretanto, pesquisas mostram que o presidente tem uma ligeira vantagem em nove dos Estados decisivos, onde o voto da população ainda não está definido. As informações são da Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleições americanasFuracão SandyFuracõesMitt RomneyPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia