Mundo

Obama e Romney queimam últimos cartuchos no decisivo Ohio

Um dia antes das eleições, e com todos os olhos postos em Ohio, Obama e Romney não podiam deixar de visitar este estado, e fizeram isso na mesma cidade, Columbus

Mitt Romney faz entrada triunfal a bordo do seu avião de campanha, no aeroporto de Columbus, em Ohio (REUTERS/Brian Snyder)

Mitt Romney faz entrada triunfal a bordo do seu avião de campanha, no aeroporto de Columbus, em Ohio (REUTERS/Brian Snyder)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de novembro de 2012 às 06h13.

Columbus - O presidente dos Estados Unidos e aspirante democrata à reeleição, Barack Obama, e seu rival republicano, Mitt Romney, dedicaram a véspera das eleições ao estado de Ohio, que poderá ser decisivo no pleito desta terça-feira.

Obama, acompanhado de Bruce Springsteen e do rapper Jay-Z, e Romney, com uma entrada triunfal a bordo do seu avião de campanha, encorajaram seus seguidores a manterem a esperança até o último momento.

Um dia antes das eleições, e com todos os olhos postos em Ohio, Obama e Romney não podiam deixar de visitar este estado, e fizeram isso precisamente na mesma cidade, Columbus, onde com poucas horas de diferença se dirigiram a seus seguidores, que em ambos os casos foram contados aos milhares.

Os candidatos à Casa Branca sabem que Ohio é fundamental, ideia compartilhada por seus eleitores, que formaram filas quilométricas para apoiar Obama na Nationwide Arena e Romney no aeroporto internacional de Columbus.

"Nosso trabalho ainda não está terminado. Sempre que houver um só americano buscando um emprego e não encontrando (...), não teremos terminado. Sempre que houver crianças neste país na pobreza e sem oportunidades, nossa luta continuará", assegurou Obama em um estádio repleto de cartazes azuis.


Acompanhado por Bruce Springsteen e Jay-z, Obama deixou de lado os ataques a seu rival e enumerou as razões pelas quais quer seguir à frente do país por mais quatro anos.

"Já votei há uma semana", disse à Agência Efe Sandra Malik, assinalando uma opção que costuma beneficiar os democratas quando há muita participação popular.

Enquanto os seguidores de Obama deixaram a arena, os de Romney já formavam filas a poucos quilômetros dali, no aeroporto da cidade, aos gritos de "só falta um dia".

"É um homem de negócios e tem que nos tirar desta", avaliou Francis Cindarel, desempregada, assim como seu marido, fazendo eco de uma mensagem que a equipe de Romney repetiu durante a campanha.

O candidato republicano apelou à mudança e pediu o voto das mulheres, com o objetivo de deixar para trás as políticas "liberais" de Obama, que, segundo disse, passaram longe de solucionar os problemas econômicos do país.


"Deixem-me dizer por que (sua gestão) acabou tão longe do que prometera. É porque ele se preocupou mais com a agenda liberal que realizou do que com a reparação da economia", assegurou o ex-governador de Massachusetts, acompanhado de sua esposa, Ann.

"Amanhã começamos um novo amanhã", insistiu Romney, convencido de sua vitória, que dependerá precisamente dos resultados em Ohio, uma vez que nenhum republicano chegou à Casa Branca sem ter vencido neste estado.

A campanha do ex-governador anunciou que ele estará nesta terça-feira em Cleveland (Ohio), um ato que não estava previsto em sua agenda.

Romney tentará até o último minuto conseguir votos de eleitores indecisos, enquanto Obama recorrerá a um de seus talismãs em jornadas eleitorais: jogar basquete. 

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleições americanasEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia

Irã manterá diálogos sobre seu programa nuclear com França, Alemanha e Reino Unido