Mundo

Obama e Romney começam ciclo de debates amanhã

Candidatos à presidência dos Estados Unidos farão o primeiro debate amanhã, sob o tema política doméstica

Obama e Romney em campanha: os vice presidentes também vão debater (Getty Images/montagem EXAME.com)

Obama e Romney em campanha: os vice presidentes também vão debater (Getty Images/montagem EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de outubro de 2012 às 09h55.

São Paulo – Os candidatos à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama e Mitt Romney, iniciam amanhã um ciclo de debates antes das eleições no dia 6 de novembro – e nem os candidatos à vice escapam. Nesta quarta-feira será realizado o primeiro dos quatro debates.

O tema de amanhã será política doméstica. O assunto será dividido em seis blocos de, aproximadamente, 15 minutos cada. O moderador vai abrir cada bloco com uma pergunta, que cada candidato terá dois minutos para responder. O debate será realizado na Universidade de Denver.

Na próxima semana, na quinta-feira, será a vez de os candidatos a vice-presidente debaterem, no Centre College, em Danville. Os temas serão relativos a assuntos domésticos e também política externa. 

No dia 16, Obama e Romney estarão frente à frente novamente, dessa vez com maior participação dos cidadãos, que irão fazer perguntas para os candidatos. Os cidadãos participantes serão escolhidos pela Gallup. O debate será realizado na Hofstra University, em Hempstead.

O último debate será no dia 22 de outubro, na Lynn University, em Boca Raton. O formato será o mesmo do primeiro debate, mas, dessa vez, o tema será política externa. 

Os três debates serão organizados pela Commission on Presidential Debates (Comissão de debates presidenciais), uma organização apartidária e que não visa lucro que patrocina e produz debates presidenciais desde 1988. Os debates terão duração de 90 minutos e serão transmitidos por várias redes americanas a partir das 21 horas de amanhã (22 horas, horário de Brasília).

A CBS News estima que 16 milhões de pessoas devem assistir ao debate de amanhã – quase metade do número de eleitores esperado. Nos Estados Unidos, o voto não é obrigatório. 

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleições americanasMitt RomneyPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Líderes mundiais reagem à posse de Trump

Argentina alcança superávit comercial recorde em 2024

Donald Trump nomeia republicano Mark Uyeda como presidente interino da SEC

Funcionários federais dos EUA entram com processo contra Trump por novo Departamento de Eficiência