Mundo

Obama e Raúl Castro podem se encontrar durante Cúpula

O presidente americano e o chefe de Estado cubano terão a oportunidade de se encontrar na Cúpula das Américas, segundo funcionário da Casa Branca


	O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama (E), cumprimenta o presidente cubano, Raul Castro
 (Kai Pfaffenbach/files/Reuters)

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama (E), cumprimenta o presidente cubano, Raul Castro (Kai Pfaffenbach/files/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de abril de 2015 às 21h07.

O presidente americano, Barack Obama, e o chefe de Estado cubano, Raúl Castro, terão a oportunidade histórica de se encontrar na Cúpula das Américas nesta semana no Panamá, disse à AFP um alto funcionário da Casa Branca nesta segunda-feira.

"Haverá momentos para que os líderes de Cuba e Estados Unidos se encontrem, como será o caso com os outros líderes das Américas", disse Ricardo Zúñiga, diretor para o Hemisfério Ocidental no Conselho de Segurança Nacional.

"O que sabemos é que haverá algum tipo de interação entre os líderes", acrescentou Zúñiga, na mesma linha do que disse nesta sexta-feira a subsecretária de Estado para América Latina, Roberta Jacobson.

Obama e Castro participarão da Cúpula das Américas, que começa na sexta-feira no Panamá com a presença prevista de todos os chefes de Estado da região, exceto a presidente do Chile, Michelle Bachelet.

Com a presença de Castro, será a primeira vez que um líder cubano participa do encontro, criada pelos Estados Unidos em 1994.

Zúñiga - um assessor de Obama encarregado de tentar aliviar as tensões bilaterais que resistem após o fim da Guerra Fria- descreveu a participação de Cuba na cúpula, após anos de animosidade, como um "fato histórico".

Em 2013, após cinco décadas de antagonismo, os líderes de Estados Unidos e Cuba deram-se um aperto de mãos durante o funeral do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela em Johanesburgo.

Um ano depois, Castro e Obama conversaram por telefone para fechar o acordo de avançar no restabelecimento completo de laços diplomáticos, incluindo a reabertura de embaixadas em Washington e Havana.

A cúpula, no entanto, pode ser o cenário do primeiro encontro relevante desde a presidência de John F. Kennedy dá mais de 50 anos.

Ainda assim, Zúñiga minimizou a possibilidade de uma reunião bilateral oficial.

"A única reunião bilateral que temos programada para a cúpula é a reunião bilateral entre o presidente Obama e o presidente do Panamá (Juan Carlos) Varela", disse.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBarack ObamaCubaEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Missão da SpaceX foi ao resgate de astronautas presos na ISS

Após morte de Nasrallah, Netanyahu afirma que “trabalho ainda não está concluído”

Bombardeio israelense atinge arredores do aeroporto de Beirute

Morte de Nasrallah é golpe contra Hezbollah, mas impactos são incertos