Mundo

Obama é político dos EUA que mais recebeu doações de Murdoch

Levantamento de ONG norte-americana mostra que a News Corp. doou 368 mil dólares a Obama; Hilary Clinton e George W. Bush também receberam doações

Empresa de Murdoch fez doações tanto a democratas quanto a republicanos nos EUA (Andrew Cowie/AFP)

Empresa de Murdoch fez doações tanto a democratas quanto a republicanos nos EUA (Andrew Cowie/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de julho de 2011 às 19h36.

São Paulo – O presidente Barack Obama foi o político norte-americano que mais recebeu doações da News Corporation, empresa de Robert Murdoch. Segundo levantamento da ONG Sunlight Foundation, Obama recebeu 368,6 mil dólares do império de mídia. Os números consideram todas as doações feitas pela empresa entre 1989 e 2010.

Em sua divulgação, a Sunlight ressalta que o cálculo leva em conta não apenas a verba cedida pela companhia, mas também doações de funcionários da Newscorp e seus familiares. Em segundo lugar na lista dos mais “ajudados” pela empresa de Murdoch vem Hilary Clinton. A Secretária de Estado recebeu 298,5 mil dólares.

O republicano John McCain também recebeu doações. O valor, mais modesto, foi de 60 mil dólares. Também está na lista divulgada pela Sunlight o ex-presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, que recebeu 52,7 mil dólares.

A ONG diz que a associação entre a empresa e Obama pode ser surpreendente para muitos, porque a News Corp. tem um conhecido envolvimento com potenciais rivais do presidente. 

É o caso de Sarah Palin, que concorreu à vice-presidência dos Estados Unidos na chapa do republicano John McCain. Ela tem contrato até hoje como comentarista da Fox News, canal de notícias do grupo News Corp. 

Outros membros do partido republicano, que já foram, inclusive, pré-candidatos à presidência, também têm contrato com a Fox News. É o caso de Newt Gingrich, Rick Santorum e Mike Huckabee. Nos três casos, os contratos apresentam cláusulas que impedem os políticos de aparecerem em outros canais.

Segundo o levantamento da Sunlight, o grupo de Murdoch flerta com os dois lados do poder, tanto na Inglaterra, quanto nos Estados Unidos. Neste último, 51% das doações foram direcionadas ao partido democrata, e 49% ao republicano. 

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEmpresáriosEmpresasEmpresas americanasNews Corp.PersonalidadesPolíticosRupert Murdoch

Mais de Mundo

França estreia novo governo com giro à direita

Trump diz que é 'muito tarde' para outro debate com Harris nos EUA

Sri Lanka vota em primeiras presidenciais desde o colapso econômico

Milei viaja aos EUA para participar na Assembleia Geral da ONU pela 1ª vez