Mundo

Obama e Netanyahu discutem Irã e paz no Oriente Médio

Dois chefes de estado estão reunidos na Casa Branca em momento crítico para negociações

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de março de 2014 às 11h34.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, irá apelar pessoalmente ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, por um avanço nas negociações de paz com os palestinos, ao mesmo tempo em que tenta diminuir a desconfiança de Israel sobre a busca dos EUA por um acordo nuclear com o Irã.

Obama e Netanyahu estão reunidos nesta segunda-feira na Casa Branca, em um momento crítico para ambas as negociações. Os EUA e parceiros internacionais estão no meio de novas conversações com o Irã destinadas a forjar um acordo nuclear no longo prazo. E o prazo imposto pelos EUA para completar um esboço de acordo de paz entre Israel e os palestinos termina em abril, com poucos sinais de progresso tangível.

Aaron David Miller, conselheiro para negociações de paz no Oriente Médio de longa data de ambas as presidências, disse que a tensão provocada pelas negociações nucleares provavelmente irá forçar Obama a agir com cuidado ao pressionar Netanyahu sobre a busca da paz com os palestinos. "É muito difícil para o presidente agora, tendo criado uma negociação com os iranianos criticada pelo primeiro-ministro israelense, pressionar na outra questão", disse Miller, atual vice-presidente do Centro Woodrow Wilson para Acadêmicos Internacionais.

Embora tenha ocorrido progresso em questões importantes, a chance de se chegar a acordos finais sobre qualquer dos dois assuntos é pequena. Pouco antes de partir para Washington, Netanyahu prometeu "se manter firme" nos interesses israelenses frente a forte pressão internacional para fazer concessões aos palestinos.

Obama e Netanyahu também devem discutir a violência na Síria, que ameaça desestabilizar ainda mais o Oriente Médio, assim como a agitação no Egito, a primeira nação árabe a assinar um tratado de paz com Israel. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBarack ObamaIrã - PaísIsraelPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Comício de Trump tem filas na neve e elogios ao TikTok: 'ajudou a me eleger'

Machado convoca boicote a próximas eleições na Venezuela após denúncias de fraude

Washington declara emergência por frio extremo na véspera da posse de Trump

Confrontos entre guerrilhas deixam 80 mortos e milhares de deslocados na Colômbia