Mundo

Obama e japonês Abe discutem crise síria no G20

Barack Obama disse que ele e o primeiro-ministro do Japão compartilham a visão de que o uso de armas químicas na Síria foi uma violação da lei internacional

Obama e Abe: presidente dos EUA e primeiro-ministro do Japão encontraram-se paralelamente à reunião de cúpula do G20 em São Petersburgo (Kevin Lamarque/Reuters)

Obama e Abe: presidente dos EUA e primeiro-ministro do Japão encontraram-se paralelamente à reunião de cúpula do G20 em São Petersburgo (Kevin Lamarque/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de setembro de 2013 às 09h36.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quinta-feira que ele e o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, compartilham a visão de que o uso de armas químicas na Síria foi uma violação da lei internacional, que deve ser discutida.

Obama e Abe encontraram-se paralelamente à reunião de cúpula do G20 em São Petersburgo, num momento em que Washington busca arregimentar apoio internacional para uma ofensiva militar dos EUA contra alvos sírios.

"Eu... tenho a expectativa de uma extensa conversa sobre a situação na Síria e... nosso reconhecimento conjunto de que o uso de armas químicas na Síria não é somente uma tragédia, mas também uma violação da lei internacional que deve ser discutida", disse Obama a repórteres.

Abe, que absteve-se até agora de falar publicamente a respeito da posição de Obama de pressionar por uma ação militar contra Damasco, disse esperar discutir com o presidente dos EUA maneiras para melhorar a situação na Síria.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaG20PersonalidadesPolíticosShinzo AbeSíria

Mais de Mundo

'É engraçado que Biden não perdoou a si mesmo', diz Trump

Mais de 300 migrantes são detidos em 1º dia de operações sob mandato de Trump

Migrantes optam por pedir refúgio ao México após medidas drásticas de Trump

Guerra ou acordo comercial? Gestos de Trump indicam espaço para negociar com China, diz especialista